JA slide show
 

SÓ SAIA DE CASA EM CASO DE NECESSIDADE!

 104575241 924811894688536 7420035229651126602 o
Um passeio à toa pode contaminar você e sua família.
Fique em casa! O coronavírus está infectando muita gente.
Só saia em caso de necessidade.
E, se sair, o uso de máscara é obrigatório.
Se não usar, tem multa estadual!

 

2º LEVANTAMENTO DE ÍNDICE RÁPIDO DE INFESTAÇÃO POR AEDES AEGYPTI APONTA SITUAÇÃO DE BAIXO RISCO DE DENGUE

DSCmjh75

 O Índice de Infestação Predial do segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti(LIRAa), ocorrido no município de Rolândia entre os dias 15 e 18 de junho de 2020 foi de 0,7%, redução de 4,4 pontos percentuais em relação ao LIRAa anterior, realizado em janeiro deste ano. Este resultado coloca o município de Rolândia em uma situação de baixo riscosegundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável.

 Apesar do baixo índice, algumas localidades apresentaram infestação de Aedes aegyptiacima do aceitável, são elas: Região da Rua Europa e Alfredo Moreira Filho (7,7%); região do Jardim Santa Mônica (4,2%) e Imperial (2,4%); Região do Jd. Roland Garten (2,9%) e Região do Jd. Caproicórnio (2,4%). Os criadouros encontrados com maior freqüência foram recipientes plásticos, garrafas, latas, entulhos de construção (64%), criadouros naturais (27%) e Vasos e pratinhos de plantas (9%).

 Dada a importância que estes criadouros têm para saúde pública e meio ambiente, a equipe de Controle de Endemias não está medindo esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, entretanto, o apoio da população é fundamental para evitar a proliferação do mosquito e disseminação da Dengue.

 Ainda, devemos destacar também que o município enfrentou epidemia de dengue nos últimos meses, com 3.397 casos suspeitos, 2.350 casos confirmados e 2 óbitos (dados referentes ao período de 28/07/2019 a 13/06/2020).

 

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO PRESTA ESCLARECIMENTOS SOBRE O CANCELAMENTO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO DIRETOR

PLANODIRETOR JHBA5

 Como é de conhecimento de todos, o grupo multidisciplinar de consultores do ITEDES, durante mais de dois anos e meio de intenso trabalho, aplicou em Rolândia, de forma integral, a metodologia definida pelo Paranacidade para revisão de Planos Diretores Municipais, inclusive em alguns pontos indo além do mínimo recomendado.

O trabalho foi iniciado com a fase de Mobilização, momento em que foi realizada ampla divulgação para a população do inicio dos trabalhos, através de radio, jornal, site da prefeitura, associações e reuniões. Após toda a divulgação, esta fase foi encerrada com a primeira Audiência Pública (26 de abril de 2017). Paralelamente, foi montado o Grupo Técnico Municipal, composto de funcionários de várias secretarias municipais, o Conselho do Plano Diretor, que além de representantes da prefeitura, tinha representantes da sociedade civil e o Comitê de Acompanhamento. Todos estes grupos montados a partir de Decretos Municipais, visando dar ampla discussão ao assunto.

Na fase seguinte foi elaborado o diagnóstico, também chamado de Análise Temática Integrada, fase na qual foi realizado amplo levantamento das condições físicas, econômicas, urbanísticas, sociais e ambientais do município. Também nessa fase foram realizadas nove Oficinas, que são reuniões com a população, de forma mais focada e restrita: por exemplo, centro da cidade, distritos, área rural e outras centralidades, como Vila Oliveira e San Fernando. Os dados assim obtidos permitem a Leitura Comunitária da cidade e junto com os dados técnicos levantados permitiram a elaboração da Análise Temática Integrada. Esta fase foi finalizada com a Segunda Audiência Pública (13 de setembro de 2017).

Com base nos dados das fases anteriores e trabalhando em conjunto com a Equipe Técnica Municipal foram elaboradas as Propostas para uma Cidade Mais Sustentável. As propostas foram apresentadas e discutidas na Terceira Audiência Pública (14 de março de 2018). Após a discussão das propostas e elaboração do PAI (Plano de Ações e Investimentos), este último elaborado em colaboração com as várias Secretarias Municipais, foi realizada a Conferência Municipal (26 de maio de 2018).

A Conferencia Municipal é uma discussão pública de alto significado Institucional e Jurídico, pois ela significa uma pactuação das propostas apresentadas pelo trabalho de revisão do PDM e a população. Ainda nessa fase, podem ser propostas alterações e encaminhadas sugestões, após o que os consultores, em comum acordo com a Equipe Técnica Municipal, encerram seus trabalhos, apresentando ao município sua versão final, impressa e em CD, inclusive com a nova Lei do Plano Diretor e as Leis complementares. Como pode ser visto, a metodologia proposta pelo Paranacidade é sábia, pois ela fixa os momentos das várias discussões e consultas populares, o que de fato foi realizado em Rolândia.

Após a entrega do documento, tendo sido feitas as incorporações da Conferencia Municipal, eventuais novas alterações são possíveis. O Executivo municipal tem seu corpo técnico formado por arquitetos e engenheiros. A Câmara Municipal tem seu departamento Jurídico e os excelentíssimos vereadores tem a legitimidade do voto popular – em tese, eles devem defender o interesse coletivo. A Câmara tem o poder constitucional de realizar alterações na proposta apresentada, mas espera-se que estas alterações sejam pequenas, já que o documento apresentado é resultado de extenso e amplo trabalho de análises técnicas e consultas à população.

Desta forma, cabe esclarecer que houve pequenas alterações e adequações devido à erro material e outras à pedido dos vereadores como:

  • Revisão da tabela de recuos para parques industriais;

  • Inserção utilização de águas pluviais;

  • Inserção de desenhos interpretativos da Lei;                                             

Em relação aos esclarecimentos à empresários do setor imobiliário, consideramos que nas audiências públicas e Conferência Municipal, houve a possibilidade de discussão das propostas, o que não cabe mais neste momento. A alteração de Macrozoneamento e Mapas de adensamento estão fora de questão neste momento, principalmente em relação à APA, que já é protegida pelo Código Ambiental do Município de Rolândia (Lei nº 2855/2001), art. 25. Em relação às alterações de itens dos projetos de Lei, seriam enviadas somente as alterações parciais com suas devidas justificativas. Por orientação da Câmara de Vereadores, foi sugerida a substituição integral dos projetos de lei para facilitar a leitura. Cabe salientar que não houve alteração substancial do projeto original, conforme foi justificado pela câmara de vereadores. Se assim fosse, concordamos que seria necessária nova audiência pública.

Infelizmente esta opção da Câmara de Vereadores irá atrasar por mais tempo a aprovação do Plano Diretor, em fase de execução desde o início de 2017, e é uma ferramenta necessária ao Desenvolvimento dos Planos de Ação para o nosso município.

Por fim, solicito que a audiência pública seja remarcada para o mais urgente possível, já que estamos trabalhando no Plano Diretor à quase quatro anos e as revisões do Plano Diretor são à cada 10 anos.

Atenciosamente,

Catarina Schauff Zanetti

Secretária de Planejamento.

 

SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO CRIA FORMULÁRIO PARA QUE ARTISTAS DA CIDADE SE CADASTREM VISANDO APOIO DURANTE A PANDEMIA

imagesIUJN942S

A Secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia, tem acompanhado todas as reuniões referentes a implementação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Assim como outros, muitos segmentos da área cultural foram atingidos pelo momento da Covid-19, uma Pandemia que se alastra sem avisar. O setor da área da Cultura e entretenimento foi o principal setor de atividade atingido, e nada havia sido mencionado sobre os profissionais da Musica, Teatro, Artesanato, Cultura Popular e Manifestações Tradicionais, Gestão Pesquisa e Capacitação, Manifestações Circenses entre outros segmentos.

Vimos que muitos artistas autônomos que trabalham por conta, em feiras municipais, estaduais ou com ponto fixo de venda, tem sentido muita dificuldade de escoamento de seu produto. Isso serve também para os demais artistas ou entidades que possuem CNPJ, que sofrem da mesma forma, seja qual for sua linha Cultural, pela incapacidade de realizar eventos.

Durante o estado de Calamidade Pública, o setor Cultural está sendo reconhecido pelo Decreto Legislativo de nº 6, de 20 de Março de 2020. Diante deste decreto caso o Recurso Emergencial venha para nosso Município de Rolândia, precisamos organizar o Plano de Emergência de Calamidade, definido os critérios de aprovação para os beneficiários. E temos a necessidade com urgência do levantamento destes profissionais autônomos e jurídicos, na confecção destes critérios.

A Secretaria de Cultura e Turismo, gerida pela Secretária Patrícia Cobra, busca com o Conselho de Cultura e com gestores culturais de outras cidades, atribuir o benefício a todo segmento da cultura que tenha desempenhado seu papel artístico e cultural com ações para a sociedade e especialmente aquelas que tenham sido destinadas, a povos, comunidade, grupo e populações historicamente inviabilizadas ou de vulnerabilidade social e ou com reduzido acesso aos meios de produção e fruição cultural.

Solicitamos a colaboração de todos os artistas e entidades para o preenchimento deste formulário que segue em link: https://forms.gle/q1xVnMZej2ah7QBK7 criado do app google forms. Ele pode ser preenchido através do celular, computador ou solicitar a impressão para o preenchimento em qualquer Lan House e nos entregar preenchido. Este link ficará disponibilizado também no Facebook da Prefeitura, outra forma de facilitar o acesso e respeitar o momento de isolamento social por conta da pandemia do Covid-19 é entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo para nos informar seu número de WhatsApp, que encaminharemos o link ou se preferir o PDF das perguntas impressas, e assim que preenchidas podem enviar para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Mais informações serão divulgadas no site da Prefeitura quando abrir edital, e em todos os canais de mídias e comunicação. Agradecemos o apoio de todos.

Patricia Cobra

Secretária de Cultura e Turismo de Rolândia-Pr

 

LIVE DE CANTOR ROLANDENSE RENDE DOAÇÃO DE COBERTORES PARA A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

DSC 0053

A Secretária de Assistência Social Silvana Manganotti e a Diretora da pasta, Michele Pereira, receberam a doação de 30 cobertores e 30 máscaras advindas de um show via Live em rede social do cantor rolandense João Anesi em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense de Londrina (Provopar). O artista e o Diretor do Provopar Fernando Ortiz vieram fazer a entrega dos materiais, que serão repassados para famílias de baixa renda da cidade.

 

VAGAS DE EMPREGO

VAGASfg9963

A Agência do Trabalhador/Sine Rolândia voltou o atendimento presencial, mediante agendamento para às demandas do seguro desemprego e de intermediação de mão de obra.

OS TRABALHADORES PARA A CONSULTA DE VAGAS E PEGAR ENCAMINHAMENTOS, DEVEM AGENDAR SEU HORÁRIO PELA INTERNET no site www.justica.pr.gov.br/Trabalho

O atendimento acontece das 8h às 17h.
O Sine fica na Av. Expedicionários, 604 - Centro, Rolândia.

VAGAS PARA:

AUXILIAR DE PRODUÇÃO

AUXILIAR DE ASSISTENCIA TECNICA

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

ASSISTENTE DE QUALIDADE

ASSISTENTE DE SEGUROS

OPERADOR DE MAQUINAS

REPOSITOR

 

TAPA-BURACOS NO MONTE CARLO

DSC 0044

A Secretaria de Infraestrutura promoveu o serviço de tapa-buracos, na rua Antônio Canônico, no Monte Carlo.

 

CONTEMPLADOS COM O CARTÃO COMIDA BOA PODEM IR BUSCAR SEM A NECESSIDADE DE AGENDAR - BASTA IR DIRETO NA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

104456614 923749161461476 6494028729533992737 n

A Secretaria de Assistência Social comunica que, partir desta segunda-feira, 22.06.2020 até dia 03.07.2020, continuaremos fazendo a entrega do cartão Comida Boa, na sede secretaria, sem a necessidade do agendamento, apenas nos horários abaixo:

Segunda a sexta-feira
10h às 11h30
13h30 às 16h30

A Secretaria de Assistência Social fica na Av. Expedicionários, Centro, prédio do Banco do Brasil - 3º andar.

 

AÇÃO INTEGRADA DE FISCALIZAÇÃO ENTRE A PREFEITURA, POLÍCIA MILITAR E OUTROS ÓRGÃOS FECHA ESTABELECIMENTO E FAZ CUMPRIR AS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

105283420 924099261426466 4474283577313800886 n
Na noite desta sexta-feira, uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) percorreu vários pontos da cidade, do centro e dos bairros, para garantir a obediência às normas de enfrentamento ao Coronavírus, sobretudo em pontos comerciais como bares e lanchonetes. A AIFU ocorreu para atender as inúmeras denúncias de aglomerações em certos locais em Rolândia. Participam da ação a Prefeitura, por meio do setor de Fiscalização e da Vigilância Sanitária, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Conselho Tutelar. Além da constatação dos alvarás, a AIFU também conferiu se havia álcool em gel, máscaras e distanciamento entre as mesas, dentre outros aspectos. Um estabelecimento foi interditado por excesso de pessoas e infringência aos Decretos municipais de contenção sanitária.

 
JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Pesquisa de conteúdo

 

prestacao covid

IPTU e Tributos

iptu


 

portal-transparencia

Aulas - Material Online

arte para o site

 

Cadastro de Artistas

palco-de-fundo-de-desenhos-animados-com-cortinas-vermelhas 43633-5149

Proteja-se

93425217 865124617323931 4109801149811392512 n

 

bolsa cadunico

Medicamentos Rede Pública

assistncia farmacutica

Modelo de Calçada Padrão

 

Horario Onibus R

Turismo

Igreja Matriz Foto de Paulo Usso

Plano Diretor Municipal 2017

logo plano diretor rolandiaa

 Participe
CONCURSO PRODUÇÃO TEXTUAL PDM 2017

empreendedor

 

logo controle

Lista de espera - CMEI

Cmei-icone

logo banner 2

Visitas

188982
HojeHoje1516
OntemOntem1759
Esta SemanaEsta Semana18839
Este MêsEste Mês12817
Desde 16/11/2015Desde 16/11/20151889826

Conselho de Saúde

conselhosaude


Você está aqui:
Copyright © 2020 Prefeitura do Municipio de Rolandia. Todos os direitos reservados.
Designed by Wjr
<