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PANDEMIA FAZ ISSQN DE ABRIL DE 2020 CAIR 8,39%

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O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), arrecadado pela Prefeitura de Rolândia, no mês de abril caiu 8,39% em valores nominais em relação a abril de 2019, efeito da pandemia do Covid-19.

Segundo a Secretaria de Finanças, enquanto em abril de 2019 a arrecadação foi de R$ 628.836,31, em abril de 2020 o valor foi de R$ 576.064,13, redução de R$ 52.772,18.

O ISSQN incide sobre os serviços prestados pelas empresas de Rolândia na própria cidade e, em outras cidades, mas que, o imposto é devido na cidade sede da empresa. E, também o ISSQN é recolhido em Rolândia no caso em que, empresas de Rolândia tomam serviços de empresas de outros municípios, mas que, o imposto é devido na cidade sede da empresa tomadora.

Conforme o Secretário de Finanças, Marcos Gabriel “quando avaliamos o valor total das notas fiscais emitidas pelas empresas de Rolândia, observa-se que, em abril de 2020 comparado com abril de 2019, a queda foi de 12,70%, uma redução de R$ 2.411.891,02. E, o valor total das notas fiscais de serviços tomados pelas empresas de Rolândia a queda foi de 12,09%, queda de R$ 1.109.590,74”.

Na comparação com março de 2020, a queda de arrecadação de ISSQN de abril é maior, atingindo o percentual de 19,40%, uma queda de R$ 138.679,28.

Em março de 2020 as empresas prestadores de serviço de Rolândia emitiram notas fiscais no valor de R$ 22.186.046,79, assim, em abril houve uma queda de R$ 5.611.470,76, redução de 25,29%. Já as notas fiscais de serviços tomados pelas empresas de Rolândia reduziu 15,24% no mês de abril em comparação com março de 2020.

 

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO COVID-19

BOL COVID180620

 

DECRETO MUNICIPAL PERMITE AO CLIENTE SE SERVIR UTILIZANDO LUVAS DESCARTÁVEIS EM RESTAURANTES DO TIPO “SELF-SERVICE”

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O Prefeito Doutor Francisconi assinou o Decreto Municipal 175, que alterou dispositivos de Decretos anteriores, para permitir que os clientes em restaurantes que trabalham na modalidade “self-service” possam se servir utilizando luvas descartáveis e mantendo os demais cuidados dos decretos anteriores. Ainda, o Decreto concede permissão aos restaurantes a funcionar com capacidade máxima de 50% (cinqüenta por cento) do total, em conformidade com o tamanho do estabelecimento (de acordo com o Alvará de funcionamento e Licença do Corpo de Bombeiros). CONFIRA O DECRETO AQUI.

 

TÁ TENDO! CADASTRO DO BENEFÍCIO DA VIAPAR SERÁ POR DRIVE-THRU NA PRAÇA DA IGREJA MATRIZ HOJE ATÉ ÀS 17H; NO PRIMEIRO DIA, MAIS DE 300 PESSOAS PASSARAM POR ALI

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Para evitar aglomerações, o cadastramento será agora via Drive-Thru e no pátio da Igreja Matriz São José, centro. Quem preferir, poderá imprimir, preencher e entregar os documentos do termo mais os documentos pessoais.

Quem não conseguir, terá de vir buscar a cópia dos termos para preencher e depois voltar para entregar os documentos. A entrega dos documentos deve ser feita em envelope simples identificando o nome, o endereço e o telefone do beneficiário no lado externo do envelope. No primeiro dia, 117 envelopes preenchidos já foram entregues e cerca de 200 pessoas vieram retirar os formulários.

O Drive-Thru (quando a pessoa vai de carro e faz a entrega/retirada dos documentos) será de quarta-feira dia 17 até a quarta dia 24 de junho (não terá atendimento sábado e domingo).

A entrada com o veículo no Drive-Thru será pela Avenida dos Expedicionários e a saída pela Avenida Presidente Bernardes das 8h30 às 17h.

Mesmo as motocicletas que serão isentas, os condutores deverão fazer o processo de cadastramento. Para carros de passeio, o desconto será de 79% na tarifa; e para veículos comerciais, o desconto será de 74%.

 

ROLÂNDIA PARABENIZA OS 112 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

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Rolândia, solo sagrado japonês, cidade colonizada e construída também por japoneses, parabeniza o aniversário de 112 anos da Imigração Japonesa (IMIN) para o Brasil. Além de uma comunidade japonesa ativa na vida da cidade, Rolândia tem o Museu Agrícola Japonês (Imin Center) que ajuda a valorizar e fortalecer esta linda história. O Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, composta por cerca de 1,5 milhão de nikkeis (descendentes de japoneses que nasceram fora do Japão). O Paraná abriga hoje a segunda maior comunidade nikkei do País, com mais de 141 mil pessoas. Omedetou Gozaimasu! (Parabéns, em japonês).

 

 

CARTA ABERTA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 

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Conselho Municipal de Educação de Rolândia.

Carta aos Diretores, Presidentes de APMF, e Conselhos Escolares.

 

O CMER - Conselho Municipal de Educação de Rolândia, vem por meio desta, propor a Interação ativa entre o trabalho da SME - Secretaria Municipal de Educação e as instâncias colegiadas com o intuito de promover uma estimulação positiva das famílias, pais e responsáveis de nossas crianças que neste momento estão fora das salas de aula, e dependem da organização e efetivação  das aulas REMOTAS, diante da situação atual causada pelo COVID-19, onde se fez necessário a suspensão do calendário escolar presencial do ano de 2020.


Estamos diretamente acompanhando o trabalho da SME que vem disponibilizando informações e orientações às equipes gestoras de todos os segmentos escolares do município, onde todas essas orientações estão pautadas e fundamentadas pelas leis que regem a educação. 
O Trabalho remoto tem sido bastante intenso e infinitamente estudado, analisado, refletido e cuidadosamente aplicado em nossas instituições, pretendendo manter além do vínculo escolar entre a criança e a escola, manter também, a afetividade junto a aprendizagem e o desenvolvimento pedagógico de nossas crianças. 


É um momento muito difícil para todos os envolvidos, pois trata-se de uma reinvenção do professor e uma reorganização que busca o COMPROMETIMENTO e principalmente o ENVOLVIMENTO direto da família. Neste momento, os pais e responsáveis pela criança são a “ponte de acesso” entre a escola/CMEI e às crianças, para que todo o trabalho elaborado e planejado pelos professores, possa ser aplicado e desenvolvido produtivamente, fazendo com que a ideia principal de manter o vínculo escolar e a interação necessária entre professor/aluno, família/escola aconteça positivamente. 


Desta forma o CMER - Conselho Municipal de Educação de Rolândia, incentiva às Equipes Gestoras, Diretores e Pedagogos das escolas e CMEIs, juntamente com os professores a buscar incansavelmente CONSCIENTIZAR as famílias, incentivando os pais e responsáveis a:

 

* COMPROMETEREM-SE  com a proposta das aulas remotas;
* INTERAGIREM sempre que possível com as professoras nas atividades propostas nos grupos de whatsapp,
* RETIRAREM  atividades e Roteiros impressos quando a instituição oferta conforme orientação de datas e horários orientados pelas professoras nos grupos,
* ACOMPANHAREM as atividades propostas junto a criança;
* SEPARAREM e DEDICAREM tempo de qualidade, não havendo necessidade de uma carga horária grande, porém, de QUALIDADE, pois trata-se do desenvolvimento das crianças.

Temos consciência de que os pais/responsáveis não são professores e não substituem professores, mas temos certeza de que uma família envolvida quer o melhor para os filhos assim como o CMER quer para as crianças.
Solicitamos que as instituições após levantamento da participação dos alunos nas aulas remotas, analise junto com as instâncias colegiadas e planeje e execute ações para que todas as crianças possam ter acesso as aulas. Esperamos poder contar com o apoio de todos  os Senhores e Senhoras nesta tarefa de diminuir o prejuízo de estudo.

 

Grata pela atenção, 
Atenciosamente 

 

Angelita Soares
Presidente do Conselho Municipal de Educação do Município de Rolândia.

 

 

CRAS DE ROLÂNDIA ATENDERAM QUASE NOVE MIL PESSOAS NOS ÚLTIMOS TRÊS MESES

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A Secretaria Municipal de Assistência Social informa o quantitativo de atendimentos prestados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos últimos três meses (março abril e maio de 2020):
Número de atendimentos nas recepções......8.937 pessoas.
Concessões de cestas básicas....... 561 unidades .
Atendimentos Cadastro Único........... 699 pessoas

A Secretaria salienta que muitos usuários faltam aos atendimentos agendados, prejudicando que outros possam ser atendidos nesse horário. Por isso, a Secretaria pede para que quem não puder comparecer no seu horário, ligue com antecedência para que outro possa ser atendido. A Secretaria de Assistência Social informa que o atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) será das 8h às 14h:

CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS Arnaldo Garcia
Rua: Saguaragi, 515 – Vila Oliveira
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: (43) 3255 2730

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS Regina Maura Oliveira
R: Francisco Ramos Pereira, s/n – San Fernando
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: (43) 3906 1015

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS Luiz Picinin
Rua: Ivaí, s/n – Jd Nobre
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: (43) 3906 1097

 

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO COVID-19

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ÁRVORE DE WI-FI GRATUITO DO CALÇADÃO COMEÇA A FUNCIONAR

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 A Secretaria de Administração, por meio do setor de Tecnologia de Informação (TI), informa que a árvore de Wi-Fi gratuito do calçadão, da Avenida dos Expedicionários esquina com Rua Santos Dumont, centro, começou a funcionar. A rede PMR_LIVRE é gratuita e já está a disposição do cidadão. Para acessar, basta fazer um cadastro na rede e o usuário tem o direito de usar 2 horas por dia do benefício (renovável na virada do dia). A velocidade será de 20 MB. O acesso será limitado as redes sociais WhatsApp e Facebook, além dos sites oficias de instituições públicas com endereço .gov.br

 Simultaneamente, 50 usuários podem ser beneficiados. Ainda, a árvore oferece plugs para carregamento de celular. O horário de funcionamento da Árvore Municipal de Wi-Fi é das 8h às 20h, todos os sete dias da semana. O benefício está sendo concedido somente agora porque a empresa que iria ofertar inicialmente o serviço desistiu e a Prefeitura teve que adquirir toda a infraestrutura e equipar a árvore de Wi-Fi para que ela pudesse operar. A medida está no pacote de modernização dos equipamentos de informática e redes de internet do Município, que contemplam também as Unidades Básicas de Saúde, prédios públicos e a Prefeitura, ofertando um serviço de ainda mais qualidade ao cidadão, agilizando e otimizando processos ao contribuinte, além de operar em redes mais protegidas e rápidas.

 
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