JA slide show

CIDADÃO ROLANDENSE É HOMENAGEADO PELO GOVERNO ALEMÃO

DSC 0117

Na noite de sexta-feira, 10 de julho, no Centro Comunitário da Igreja Luterana de Rolâ​ndia, com a presença de cerca de 120 convidados, o Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha para o Norte do Paraná, Adrian Von Treuenfels, foi condecorado com  a "Cruz da Ordem do Mérito da República da Alemanha"  e quem fez a entrega da honraria foi o Cônsul Geral da Alemanha de São Paulo, Friedrich Däuble. O diploma concedido ao rolandense Von Treuenfels foi chancelado pelo Presidente da Alemanha Joachim Gauck. A justificativa para a concessão da titulção deu-se, conforme o Governo Alemão, para "reconhecer os 15 anos de trabalho pro bono (não remunerado) como cônsul honorário, atendendo aos milhares de cidadãos alemães que vivem na região do Norte do Paraná". O Prefeito José de Paula Martins (PSD) e o vereador Maico Dida (PT), participaram da solenidade. Crédito das Fotos: Paulo Usso

Adrian é nascido em Rolândia, contudo reside atualmente em Arapongas onde há mais de 25 anos dirige a empresa Solana Agropecuária, uma fazenda de cultivo de plantas medicinais. Além disso, foi fundador e presidente da Agência de Desenvolvimento Regional Terra Roxa Investimentos durante o período de 2004 a 2008 e ainda participa como conselheiro da entidade. Friedrich Däuble e sua esposa visitaram diversas cidades do Paraná, passando por Curitiba, Guarapuava , Foz do Iguaçu, Londrina e Rolândia.

As principais atividades do cônsul honorário da Alemanha são: Auxílio na obtenção de documentos como cidadania alemã e passaporte alemão e diversas certidões; Apoio ao intercambio econômico bilateral por meio da recepção de comitivas, divulgação do potencial econômico do Norte do Paraná bem como a prospecção de empresa; e a Difusão da cultura alemã por meio o incentivo ao intercambio acadêmico e à língua alemã.

Em 2014, o Consulado da Alemanha em Rolândia encaminhou 88 passaportes de cidadania alemã. Até aqui em 2015, já foram 65.

Outros cidadãos Rolandenses já receberam a CRUZ DA ORDEM DO MÉRITO da REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA  por seus serviços prestados :

GEERD KOCH-WESER

HERMANN BRESLAU