JA slide show
 

Turismo

ROLÂNDIA – HISTÓRIA, CULTURA E TURISMO

image106.png

Colonização:informações

Destacam-se os alemães, japoneses e italianos, cujas características marcam mais fortemente a cultura local. Podem ser citados, ainda, os portugueses, espanhóis, sírio-libaneses, húngaros, suíços, poloneses, tchecos, austríacos, entre outros, além de mineiros, nordestinos, paulistas, catarinenses e gaúchos.

Curiosidades:

Rolândia, até meados da década de 1970, foi considerada Rainha do Café, o “Ouro Verde” que foi responsável pelo seu desenvolvimento, sendo cultivado na maior parte de seu território. Após a grande geada negra, em 1975, quase todos os cafezais foram erradicados e substituídos por outras culturas, porém, ainda existem remanescentes importantes, que produzem café de alta qualidade, além da história preservada em museus, fotografias, obras de arte e fazendas antigas de café, onde ainda se vêem terreiros, tulhas, maquinários e casas de colonos.

O município também ficou conhecido como Berço do Plantio Direto, por ser o rolandense Herbert Arnold Bartz precursor desta técnica no Brasil.

Embutidos de São Martinho

 Além disso, São Martinho, distrito do município, recebeu em 2013 o título de Capital Paranaense dos Embutidos, em função de sua produção de salames, linguiças, embutidos e defumados, com variedade e qualidade.

Recentemente, a cidade passou a integrar a Rota da Cerveja Artesanal do Estado do Paraná, pois, além Oktoberfest, que acontece há 29 anos, e outras festas tradicionais alemãs, Rolândia possui uma cervejaria de médio porte e uma marca artesanal.

Gastronomia:

Podem ser encontradas em Rolândia muitas opções de estabelecimentos gastronômicos, destacando-se a culinária alemã,italiana e mineira. Alguns restaurantes da cidade já viraram atrativos turísticos, por trazerem muitos visitantes, interessados em apreciar pratos diferentes do habitual, como é o caso do Eisbein (joelho de porco), comida típica alemã, ou então, produtos especiais como a lingüiça artesanal com polenta frita, ou um delicioso filé a parmegiana.

Turismo no meio rural:

Além da exuberante paisagem, podem ser encontrados no meio rural belos exemplares de edificações em madeira, a maioria construída entre as décadas de 1930 e 1940, em peroba rosa, que são cenários muito procurados para a realização de fotos e filmagens, inclusive produções cinematográficas. Uma dessas propriedades foi transformada em um Spa, cujo atendimento está voltado ao turismo de saúde. Outro local muito importante no cenário turístico de Rolândia é a Fazenda Bimini, que possui um vasto acervo histórico, e recebe grupos com agendamento prévio, realizando diversas atividades voltadas à educação ambiental e cultural, gratuitamente. Há ainda uma infinidade de possibilidades para o turismo no meio rural, seja em pequenas propriedades de agricultura familiar, ou em locais de referência na produção de leite, alevinos, no cultivo do café e outras culturas, inclusive na produção de orgânicos.

Atrativos Urbanos:

Igreja Matriz São José; Museu de Cera e Museu de Peças Sacras (torre da Igreja Matriz); Igreja Evangélica de Confissão Luterana; Templo Budista; Museu Municipal de Rolândia; Museu Agrícola da Colonização do Paraná – Museu Japonês; Bremencenter; Estátua Roland; Chácara Rolândia; Lago San Fernando, Portal Turístico de Rolândia; Praça Castelo Branco.

Atrativos Rurais:

Capela e Cemitério São Rafael (Estrada São Rafael); Fazenda Bimini e Museu do Café Massuci, com obras do artista plástico Edson Massuci; Museu Histórico da Colonização Alemã (Spa Recanto das Figueiras, Fazenda Veseroda); Mata do Suíço e Chácara Marabu.

Fotos

 

Eventos:

Os eventos estão muito ligados à preservação de tradições e costumes, vinculados aos principais grupos étnicos que compõem a população, com destaque à etnia alemã e à japonesa, com suas danças e comidas típicas, músicas e vestimentas singulares.

Rolândia também se destaca regionalmente por seus passeios ciclísticos e caminhadas ecológicas.

São eventos turísticos da cidade:

    • Erntedankfest (Festa em Ação de Graças pela Colheita) - É uma festa tradicional da colônia alemã, realizada pela Igreja Luterana, onde os visitantes podem apreciar a gastronomia, músicas e danças típicas. É realizada no pátio da própria igreja, no último final de semana do mês de maio.

 

    • Maifest - Realizada pelo Grupo Folclórico Alemão Rotkappen, no início do mês de maio, onde a atração principal são as comidas de rua da Alemanha, chopes artesanais, músicas e danças típicas.

 

    • Café Colonial da Primavera - Promovido pela Igreja Luterana, em seu salão social, oferece aos visitantes uma variedade de comidas doces e salgadas, sucos e chás, durante toda a tarde, e é realizado em setembro, no início da Primavera.

 

    • Quermesse do Templo Budista - Realizada pela Associação Cultural e Recreativa de Rolândia, da colônia japonesa, em setembro, no início da primavera. Os visitantes podem apreciar a culinária típica, as apresentações de canto-coral do Grupo ACER, e também as danças do Grupo Fujinkai (senhoras japonesas) e taikô (tambores japoneses), além de brincadeiras como bingo e jogo das argolas.

 

    • Oktoberfest de Rolândia - É uma festa tradicional alemã, que acontece em outubro, no Complexo Esportivo Emilio Gomes, onde as pessoas podem apreciar as comidas típicas e chope, apresentações de bandas e grupos folclóricos da cidade e convidados, jogos germânicos como o chope em metro e o lenhador, feira de artesanato e atrações para as crianças.

 

    • Natal de Rolândia - festa de final de ano, em comemoração ao Natal, realizada pela Prefeitura Municipal em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Rolândia - ACIR. Além da decoração especial que é preparada pelas secretarias de Cultura e Turismo, Esporte e Infraestrutura, a programação de aproximadamente duas semanas conta com a chegada do Papai Noel no Centro e na Vila Oliveira, o atendimento na casinha do Papai Noel de segunda a sexta-feira, até a semana anterior ao Natal, além da Feira de Natal, com gastronomia e artesanato, parque de diversões para as crianças e uma grade especial de apresentações culturais, com coros, orquestras, bandas e danças. 

 

    • Festival Kart Rolândia - Promovido a cada 2 ou 3 meses, pelo Kart Club Rolândia, no Kartódromo José Nicola Caliento. Mais conhecido como Kartódromo de Rolândia, ou Kartódromo do Norte, foi um dos primeiros kartódromos do Brasil. Pilotos famosos, em início de carreira no automobilismo, como Ayrton Senna, Raul Boesel, Mauricio Gugelmin, Rubens Barrichello, entre tantos já correram no Kartódromo de Rolândia.

 

    • Caminhada Ecológica de Rolândia - uma parceria entre a Emater Rolândia, a Secretaria de Cultura e Turismo e os grupos de escoteiros e desbravadores, é realizada entre a primeira e a segunda semana do mês de julho, com início no salão comunitário do Déizinho do Vermelho, com um café da manhã compartilhado, e almoço tradicional preparado pela comunidade (Festa em Louvor a São Pedro), por adesão.

 

    • Trilha da Saracura, realizada pela Fazenda Bimini em parceria com a Emater Rolândia e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, na PR 170, Km 10. Acontece no domingo mais próximo da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o objetivo de integrar as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Por isso, existem várias possibilidades de percurso, todos de nível leve.

 

  • Passeio Ciclístico de São José – foi inspirado no passeio Caminhos da Fé que é realizado em Tambaú – SP até Aparecida do Norte. Acontece no final de semana próximo ao Dia de São José (19 de março). É realizado pela Paróquia São José em parceria com o Clube Rolandense de Ciclismo (CRC). Em um percurso de aproximadamente 45Km, inicia-se na Igreja Matriz de Rolândia, passando pela PR 170 no monumento do Km 5 e pelas capelas do Km 7, Km 10, Bartira, Deizinho de Vermelho, São Rafael e Igreja São Paulo Apóstolo, finalizando na Igreja Matriz de Rolândia.

Mais Informações:

  • Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Telefones: 43 3906-1085 / 43 3906-1086

e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

  • Portal de Turismo Gestour

Atrativos:  https://www.gestour.com.br/gestour/atrativos/de/rolandia

Circuitos: https://www.gestour.com.br/gestour/passeio/detalhes/1383/circuito-gastronomico-cultural-rolandia-pr

 

Última atualização ( Sex, 18 de Janeiro de 2019 13:37 )  

Pesquisa de conteúdo

aviso bancos

path14


 

portal-transparencia

Doações CMDCA

projeto CMDCA

 

bolsa cadunico

Medicamentos Rede Pública

assistncia farmacutica

NOVO MODELO DE CALÇADA

 

Horario Onibus R

Turismo

Igreja Matriz Foto de Paulo Usso

Plano Diretor Municipal 2017

logo plano diretor rolandiaa

 Participe
CONCURSO PRODUÇÃO TEXTUAL PDM 2017

CADASTRO DE SERVIDORES

CADASTRO DE SERVIDORES

empreendedor

 

top ascoi

Lista de espera - CMEI

Cmei-icone

logo banner 2

Visitas

105771
HojeHoje407
OntemOntem0
Esta SemanaEsta Semana2685
Este MêsEste Mês16514
Desde 16/11/2015Desde 16/11/20151057711

Conselho de Saúde

conselhosaude


Você está aqui:
Copyright © 2019 Prefeitura do Municipio de Rolandia. Todos os direitos reservados.
Designed by Wjr
<