PREFEITO AILTON MAISTRO PRESTIGIA POSSE DO NOVO CÔNSUL HONORÁRIO DA ALEMANHA EM ROLÂNDIA

Em evento realizado no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina, o prefeito Ailton Maistro e a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro prestigiaram a posse do novo Cônsul Honorário da Alemanha em Rolândia, Ricardo Neukirchner.

Ele assume o cargo que anteriormente foi ocupado, por 23 anos, por Adrian von Treuenfels, que jubilou devido a idade. Cerca de dez mil descendentes de alemães residem hoje no norte do Paraná, segundo dados do Consulado Honorário.

Maistro parabenizou o belo trabalho desempenhado por Adrian e desejou sucesso ao novo Cônsul Honorário (CH).

O prefeito lembrou que Ricardo Neukirchner será o sexto CH de Rolândia. Antes dele, foram Gerd Koch Weser, Hermann Miguel Breslau, Hans Artur von Treuenfels (pai de Adrian), Vera Tkotz e Adrian von Treuenfels.

Ailton Maistro ainda valorizou o trabalho administrativo prestado no CH por Hildegard Kemph e Gertrudes Schwertner Schmitz, que trabalhou 35 anos no consulado em Rolândia. Hoje quem faz o trabalho administrativo é Tatiane Marques de Oliveira Fernochi.

Participaram também da solenidade de posse a Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg; o Cônsul Honorário em Curitiba Andreas Hoffrichte, o Cônsul Honorário da Itália na região, Bruno Veronesi; o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Marcelo Janene El Kadre, a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Marta Fávaro, diretores da SRP, autoridades locais e regionais, servidores dos consulados, familiares dos representantes consulares, convidados e descendentes de alemães.

O consulado honorário existe na cidade desde 1957, ano em que o Governo da Alemanha presentou Rolândia com a “Estátua Roland”.

O Consulado em Rolândia atende de segunda a sexta, das 8h às 12h, e segunda a quinta também das 13h30 às 17h, na Avenida dos Expedicionários, 342, sala 72, 7º andar (Edifício Centro Comercial de Rolândia), centro, telefone 3256-1931.

O Consulado alemão em Rolândia oferece os seguintes serviços:

• Ajuda emergencial em caso de acidente, doença, óbito, vítima de crime, detenção e outros, bem como ajuda para encontrar assistência jurídica.
  • Recebimento de requerimentos de passaporte e documentos de identidade
  • Recebimento de requerimentos relacionados ao estado civil, como declarações de sobrenome, requerimentos de inscrição nos registros de nascimentos ou casamentos, certificados de capacidade matrimonial e requerimentos de homologação de divórcio
  • Autenticação de assinatura
  • Autenticação de fotocópias