Prefeitura Municipal de Rolândia
Rolândia realiza 1º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2025
Rolândia, 21 de janeiro de 2025 – O Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia divulgou hoje os resultados do 1º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado entre os dias 13 e 17 de janeiro.
O estudo revelou um Índice de Infestação Predial (IIP) geral de 3,4%, indicando um risco médio de proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Com base nos dados coletados, as autoridades de saúde continuam intensificando as ações de controle do vetor em toda a cidade.
O foco imediato está nas localidades com os índices mais elevados de infestação, de acordo com as informações entomológicas, epidemiológicas e as características locais.
As localidades que apresentaram os maiores índices de infestação foram:
Primavera: 12,12%
Bandeirantes: 8,82%
Recauchutagem Progresso: 8,33%
Itália: 8,00%
Kartódromo: 7,69%
Capricórnio: 7,55%
América: 6,38%
O Departamento de Vigilância em Saúde informa que, a partir desses resultados, as ações de controle serão intensificadas nessas áreas prioritárias.
Além disso, o município continuará com campanhas educativas, visitas domiciliares e a aplicação de medidas de combate ao mosquito, como a eliminação de focos de água parada e a conscientização da população sobre a importância de manter os ambientes livres de criadouros.
A Vigilância em Saúde reforça a importância da colaboração de todos para reduzir a proliferação do mosquito e evitar o surgimento de surtos dessas doenças. A população pode colaborar, mantendo seus imóveis livres de focos de mosquitos, como caixas d’água e recipientes que acumulem água.
Última modificação em 21/01/2025
Acesso à Informação