IDOSOS USUÁRIOS DO CRAS DA VILA RECEBEM ORIENTAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS
IDOSOS USUÁRIOS DO CRAS DA VILA RECEBEM ORIENTAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS
O CRAS Arnaldo Garcia, na Vila Oliveira, realizou uma oficina educativa direcionada aos idosos com idade a partir de 63 anos, em parceria com o Serviço Social da Agência da Previdência Social de Rolândia-PR, e contou com a facilitadora Paula Maria Teté Ramos Schmidt, que é Assistente Social da referida instituição.
O tema abordado foi o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para a pessoa idosa, regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS 8742/93 e teve como objetivo esclarecer a população sobre as regras vigentes para acesso ao BPC, possibilitando a organização e o planejamento para este acesso, quando os idosos completarem a idade devida.
O momento também possibilitou o esclarecimento sobre a diferença entre os benefícios previdenciários e assistenciais, direitos e deveres da população usuária das políticas de proteção.
O BPC é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco anos ou mais) que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
É necessário ter inscrição no Cadastro Único e o mesmo estar atualizado, não possuir renda própria, contribuições como contribuinte individual (ou MEI), nem vínculo empregatício, ser residente em território brasileiro, ser brasileiro, naturalizado, português ou estrangeiro em situação regular no Brasil.
O requerimento é realizado por meio dos canais remotos (135 e Meu INSS) e as orientações são concedidas pelo CRAS e INSS.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.