A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Semma) iniciou o programa “Semma nos bairros”, uma ação de arborização.
Os técnicos da secretaria percorrem o bairro fazendo o mapeamento de todas as ruas e conferindo quais espécies de árvores estão plantadas e se elas são adequadas.
Além disso, é examinada se há a necessidade de poda, supressão e destoca no local.
Também é feito um estudo técnico de fitossanidade, que promove uma profunda avaliação e o controle de doenças nas árvores, conferindo se a planta está saudável ou não.
Quando é identificada a necessidade de substituir, essa árvore é removida e plantada uma espécie indicada, para evitar conflitos com a rede elétrica, iluminação pública, boca de lobo, placa de sinalização, dentre outros.
E, se for identificada que a via não dispõe de arborização, os técnicos da SEMMA vão realizar o plantio de uma espécie indicada pelo plano municipal de arborização urbana (PMAU).
Por isso, a SEMMA fez um mutirão com a equipe completa: técnicos ambientais, equipe de corte e poda, equipe de destoca e equipe de substituição, com apoio da empresa terceirizada Sanetran.
A medida também é preventiva, pois evita desastres maiores em caso de chuva forte ou vendaval, pois executa o manejo adequado das árvores e reduz o risco de queda ou quebra.
O prefeito Ailton Maistro, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas Schauff, o diretor de arborização, Miguel Consani Nogueira, o diretor Renan Andrade e a fiscal Alessandra Silva acompanharam o início dos trabalhos, no Jardim Barigui, na tarde desta segunda-feira, dia 18 de agosto.
Conforme o calendário definido pela secretaria, quando acabar essa etapa, o programa “Semma nos bairros” vai contemplar o Jardim Água Verde e, em seguida, o Morada do Sol.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.