A equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMMA) começa, nesta segunda-feira, 1º de setembro, um levantamento técnico sobre dados de profundidade, largura e velocidade da água nos principais rios do município.
Essas informações serão utilizadas no cálculo da vazão e vão servir de base para o monitoramento dos pontos de aplicação do biolarvicida BTI (Bacillus thuringiensis israelensis) — importante aliado no controle biológico das larvas do borrachudo (Simuliídeos).
A ação contribui diretamente para a saúde da população urbana e rural, além de proteger os animais, em especial o gado leiteiro, que sofre com as picadas do inseto.
Atualmente, a SEMMA conta com 62 parceiros que realizam a aplicação do BTI em 390 pontos da zona rural.
Na área urbana, o trabalho é conduzido pelo servidor Marlon Gomes, com apoio de um auxiliar, cobrindo outros pontos de aplicação no Córrego Marabú, Ribeirão Vermelho, Córrego da Amoreira, Córrego Guaraiúva, Ribeirão Cafezal, Córrego Maracanã, Ribeirão Bandeirantes do Norte e Córrego Coruja.
Rolândia possui uma ampla rede de corpos d’água, muitos deles sujeitos à interferência humana — fator que favorece a proliferação do borrachudo.
Por isso, manter a água limpa continua sendo a melhor forma de reduzir sua reprodução. Já o ajuste dos pontos de aplicação do BTI garante maior eficiência e uso consciente dos recursos humanos e financeiros.
✅ Mais uma ação da SEMMA em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida em Rolândia!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.