Prefeitura Municipal de Rolândia
--Passadas as festas de final de ano, a temporada de compra de material escolar já começou. Para valorizar o dinheiro do consumidor, o PROCON Rolândia traz dicas importantes sobre o assunto:
--Nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Evite levar as crianças para fazer as compras, produtos com personagens, logotipos e acessórios licenciados, os favoritos de crianças e adolescentes, geralmente são mais caros;
--Antes de sair às compras, verifique quais os itens que restaram do período letivo anterior e avalie a possibilidade de reaproveitá-los. Em seguida, faça uma pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos;
- Algumas lojas concedem descontos para compras em grandes quantidades, portanto, sempre que possível, reúna um grupo de consumidores e discuta sobre essa possibilidade com os estabelecimentos;
- Fique de olho nas embalagens de materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, que devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor;
- Evite comprar em ambulantes. Apesar dos preços mais baixos, o comércio informal não fornece nota fiscal, o que pode dificultar a troca ou assistência do produto se houver necessidade.
- O Procon alerta que as escolas não podem solicitar a compra de materiais de uso coletivo, tais como material de higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone. Nem exigir a aquisição de produtos de marca específica; determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado.
- A nota fiscal deve ser fornecida pelo vendedor. Em caso de problemas com a mercadoria é necessário apresentá-la, portanto, exija sempre este documento. Ao recebê-la, cheque se os produtos estão devidamente descritos e recuse quando estiverem relacionados apenas os códigos dos itens, o que dificulta a identificação.
- Se os produtos adquiridos apresentarem algum problema, mesmo que estes sejam importados, o consumidor tem seus direitos resguardados pelo . Os prazos para reclamar são: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis (no caso de vícios aparentes).
O Procon Rolândia atende no prédio do Banco do Brasil, na Avenida dos Expedicionários, 3º andar. Horário de funcionamento é desegunda à sexta-feira, sendo que até quinta-feira, das 9h às 11h e 13h às 16h, acontece a distribuição de senhas. Nas sextas, o atendimento é somente para os processos agendados. O telefone para contato é o 3906-1028 ou 3906-1009.O Procon de Rolândia é vinculado à Procuradoria Jurídica do Município e realiza, em média, 400 atendimentos por mês.
Última modificação em 09/01/2020
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