Prefeitura Municipal de Rolândia
A Secretaria de Educação de Rolândia informa que “o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) envia anualmente livros didáticos a todas as escolas públicas cuja rede de ensino tenha adesão formal ao Programa. Em 2017, uma grande parte da execução do Programa passou a ser realizada pelo sistema PDDE interativo, o que facilitou e deu maior celeridade ao remanejamento, à solicitação da reserva técnica e à escolha dos livros didáticos pelas escolas.
Os Correios iniciaram a distribuição dos livros no final do ano passado e continuaram no início deste ano. Tendo em vista que os livros são distribuídos diretamente ao endereço das escolas e que em janeiro é o mês de férias e recesso escolar, e que eventualmente a instituição poderia estar fechada, a Secretaria Municipal de Educação foi diretamente ao centro de Distribuição dos Correios na rua Willy Davis para verificar se haviam lotes lá que foram devolvidos por não conseguirem realizar a entrega. Fomos informados que não haviam livros estocados no Centro de Distribuição, mas que estavam chegando caminhões com livros e que estariam realizando as entregas, o que de fato vem acontecendo.
O MEC disponibiliza um Sistema de Remanejamento, no PDDE interativo, que tem como objetivo auxiliar os sistemas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal na realização das trocas de livro entre escolas, buscando equilibrar as quantidades disponibilizadas a cada uma. O sistema de remanejamento ficará sempre disponível para que as escolas possam realizar a troca dos livros durante todo o ano.
No momento a Secretaria de Educação orientou o remanejamento dentro da rede, ou seja, as próprias escolas estão disponibilizando livros entre si. Outra orientação da Secretaria de Educação é que as escolas acessem o Manual da Reserva Técnica e procedam as orientações lá existentes. A Reserva técnica dever ser feita via PDDE interativo, sistema que que deve ser acessado diretamente pela escola.
Comunicamos ainda aos pais e responsáveis que os livros disponibilizados pelo PNLD não podem ser comprados diretamente pelas Secretarias de Educação, ou seja, este material não é comercializado pelas editoras, pois trata-se de material específico do Programa.
Outra observação importante que a Secretaria faz é que os pais e responsáveis devolvam o livro no caso de mudança de município, pois outra criança que chegará na rede necessitará do mesmo. Se houver apenas mudança de endereço e consequentemente de escola dentro da rede municipal, os alunos devem levar seus livros, pois a Secretaria Municipal de Educação optou por uma escolha unificada na rede, exatamente para proporcionar essa logística dentro do município.
Lembramos ainda que a quantidade de livros enviados é realizada pelo MEC Ministério da Educação baseada no censo escolar do ano anterior o que gera divergência no número de alunos matriculados no ano letivo. Outra questão importante a salientar é que o livro didático é um apoio ao ensino e não se trata do único material a ser utilizado pelos professores. Estamos em pleno movimento de implantação da BNCC Base Nacional Curricular Comum implantada a nível Federal para que os alunos brasileiros tenham um Currículo mínimo comum e também em ano de implantação do Referencial Curricular do Paraná, documento que norteará os conteúdos a serem trabalhados, estes muitas vezes não estão contemplados nos livros didáticos e por isso necessitam de complementação por parte dos professores, pois tratam-se de conteúdos elencados na Diretriz curricular constante no PPP - Projeto Político Pedagógico das instituições municipais”.
Última modificação em 18/02/2020
Acesso à Informação