Prefeitura Municipal de Rolândia
SECRETARIA DE ASSITÊNCIA SOCIAL ENTREGOU MAIS DE 1.400 CESTAS BÁSICAS EM MEIO A PANDEMIA
Não há dúvidas de que o ano de 2020 tem sido um ano sem precedentes na história da humanidade, com reflexos em todas as áreas, em especial nas políticas públicas. Em relação à Política de Assistência Social, a mesma teve sua importância mais que reafirmada por ser essencial para a manutenção da vida digna do ser humano, e de extrema relevância neste cenário. Deste modo, vimos por meio deste relatório pontuar as ações que foram desenvolvidas no presente ano frente a todas as dificuldades encontradas, com vistas à superação destes desafios.
ATENDIMENTO QUALIFICADO E COM SEGURANÇA:
Para segurança dos funcionários e da população atendida adotamos todas as medidas de prevenção necessárias, assim como, a redução temporária de carga horária, uma vez que também tivemos redução expressiva do número de servidores, por fazerem parte do grupo de risco (idosos e pessoas com comorbidades). Contudo, com retorno breve dos horários normais, permanecendo com atendimentos agendados. Sendo assim, devido demanda excessiva para os serviços do CRAS neste período, o mesmo permaneceu com as portas abertas, com atendimento presencial com agendamento na recepção ou por telefone. Segue abaixo dados dos meses de JANEIRO à NOVEMBERO de 2020 dos atendimentos prestados nos CRAS de nosso município:
Número de atendimento nas recepções (JAN A NOV): 25.513 pessoas
· Número de concessões de cestas básicas (JAN A NOV): 1.415 unidades
· Número de atendimentos Cadastro Único (JAN A NOV): 3.570 famílias
CESTAS BÁSICAS:ü A Cesta Básica é um benefício eventual, previsto em Lei Municipal para as famílias com renda de até ½ salário mínimo nacional e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social ou econômica.
Neste ano, os CRAS (até Nov/20) forneceram um total de 1.415 cestas nos 3 CRAS do Município. Devido ao Auxílio Emergencial este número foi abaixo do esperado, contudo, os CRAS estavam preparados para atender a demanda que se apresentava. CADASTRO ÚNICO:ü Por ser um Programa do Governo Federal, que reúne um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Em 2020 essas informações foram utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias, alcançando a população em maior vulnerabilidade.
Este ano foi a ferramenta utilizada para viabilizar o Auxílio Emergencial do Governo Federal, dentre outros. Este Cadastro deve ser atualizado a cada dois anos ou após mudanças nas informações da família, sejam elas, endereço, composição familiar, renda, ou quaisquer outras. Em Rolândia, a orientação é que seja atualizado anualmente levando em consideração os prazos estipulados pela Tarifa Social da Energia Elétrica ou BPC, visando proteger o beneficiário de ter seu benefício cancelado, ainda assim, muitos deixam de cumprir com este dever. O atendimento para o Cad. Único/ CADUN, exige o comparecimento do beneficiário ao CRAS para entrevista e entrega de documentação pertinente. Este procedimento leva em média de 40m a 1 hora. Visto serem cadastrados todos os membros da família e seus respectivos dados. O Cadastro é auto-declaratório, ou seja, as informações repassadas são de responsabilidade do próprio cidadão.
Visando um melhor atendimento da população, diminuição do tempo de espera pelo atendimento e a não aglomeração nos serviços, foram contratados mais 6 cadastradores (sendo duas delas recepcionistas) para ampliar o atendimento dos CRAS e CAD ÚNICO.
Como já mencionado o Cadastro Único já atendeu até Novembro do presente ano 3.570 famílias. Neste mesmo empenho, fizemos a aquisição de 8 computadores para melhoria do atendimento do Cadastro Único, sendo 2 para cada CRAS, 1 para CREAS que realiza os cadastros das pessoas em situação de rua e por fim, 1 para o Programa Bolsa Família na Saúde.
Também foi realizada aquisição de gaveteiros avulsos (8), armários de aço para arquivo (20), cadeiras fixas (10), cadeiras giratórias para atendentes (14), apoios de pés para todos cadastradores e técnicos (20) e armários de aço altos para materiais de expediente (2). Tais informações visam comprovar que esta Secretaria, como órgão gestor compreende a gravidade do momento crítico vivenciado, e que não tem medido esforços para que as famílias em situação de vulnerabilidade sejam atendidas, com respeito e segurança. Contudo, também busca proteger seus trabalhadores, entendendo também que são parte da Linha de Frente do enfrentamento dos desdobramentos da pandemia pelo Covid-19.
CARTÃO COMIDA BOA
Em Abril de 2020 o Governo Estadual lançou o Cartão Comida Boa, um auxilio no valor de R$ 50,00 para as famílias cadastradas no CAD ÚNICO ou por meio de Auto Declaração. Para tanto, divulgamos em todas as mídias sociais do Município (sites, rádios e televisão) e nas redes sociais mais utilizadas (facebook, whats app, entre outras), que este Cartão NÃO seria entregue nos CRAS, mas sim, por meio de uma força tarefa, em parceria com 18 pontos, a priori, nas Escolas e Igrejas incluindo os Distritos, e posteriormente em 3 pontos adjacentes. Sobremodo, visando não deixar de atender àqueles que não conseguiram retirar nos dias previstos (19 a 21 de Maio e 27 e 28 do mesmo mês), continuamos desde o dia 29/05 entregando diariamente na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, evitando assim, aglomerações e grande fluxo de pessoas nos CRAS.
É necessário ressaltar que foi realizada busca ativa de famílias que solicitaram seus cartões e não estavam na listagem enviada pelo Governo do Estado, através de ligações telefônicas, muitas vezes sem sucesso. Em Rolândia, 4.056 famílias foram beneficiadas e 811 cartões foram disponibilizados para auto-declarações. Ao final do Programa foram entregues 3.095 (80%) da listagem geral e 840 (100 %) das auto-declarações, sendo devolvidos ao Estado um total de 932 cartões.
COMPRA DIRETA
Este Programa também do Governo Estadual operacionalizado pela SEAB, possibilitou a entrega de kits de hortifrutis/granjeiros/panificados e polpas oriundos do Programa Agricultura Familiar, para as famílias atendidas pelos CRAS. Deste modo, foram entregues dos meses de Junho à Novembro/2020 pelas equipes dos serviços 1.494 kits que levam a mesa das famílias triadas e atendidas nesses meses de pandemia um KIT de alimentos perecíveis (hortifrutis e panificados), esta entrega não é mensal, mas pontual buscando atender o maior número de famílias. São entregues nas residências pela equipe dos CRAS, sem necessidade de deslocamento das famílias, com todas as medidas de proteção possíveis.
KITS DE HIGIENE CRAS
Com a pandemia também se evidenciou a necessidade de materiais de higiene, não apenas de alimentos. Por meio de parcerias com a sociedade civil (famílias, igrejas, e empresas/ cooperativas) muitos kits foram entregues para as famílias com maior fragilidade. Em novembro/2020 foram entregues 154 Kits para a distribuição nos CRAS das famílias já cadastradas e triadas, visando a chegada no fim do ano e inicio de 2021, estes em parceria com a Cooperativa Integrada.
KITS DE NATAL CRAS:
Visando também a chegado do final do ano e datas festivas, a Secretária de Assistência Social buscou parcerias para montagem de kits de Natal para as famílias em vulnerabilidade, ao todo forma entregues 190 kits, divididos pelos 3 (três) CRAS do Município.
KITS DE NATAL CCI
Neste ano, sendo os idosos público de risco ao contagio pelo Covid-19, as atividades do CCI foram suspensas. Desta forma visando levar um pouco de alegria para estes idosos, foram confeccionados para os mesmos um KIT DE NATAL para cada um dos participantes, entregues em cada casa pela nossa equipe de motoristas. Ao todo foram confeccionados 270 kits com alimentos natalinos.
CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES:ü Por fim, além de todos os itens materiais, foi investido mesmo com a pandemia na capacitação da equipe de trabalho, por meio de reuniões semanais, mensais ou quinzenais com as coordenadoras por meio online. E nas ultimas semanas presenciais, com todo distanciamento e uso de máscaras para as equipes dos CRAS, visando o aperfeiçoamento do trabalho prestado a população.
DEMAIS AÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
1. A Secretaria a princípio buscou proteger sua equipe com envio de álcool gel e 70%, luvas e máscaras cirúrgicas e posteriormente de tecido para todos os servidores e usuários para proteção de ambos;
2. Antecipação da entrega das cestas básicas já compradas, para ter estoque suficiente para atender a demanda que viesse se apresentar;
3. Disponibilização canais de atendimento remoto através de telefones (mesmo de forma a cobrar) para dúvidas, agendamentos e atendimentos daqueles que não pudesse ir ao serviço;
4. Orientação e parceria com a CAIXA ECONOMICA FEDERAL para atendimentos, orientações e resoluções de problemas a respeito do AUXÍLIO EMERGENCIAL, inclusive com atendimento das 8h as 17h desde o início do Programa;
5. Estabelecimento de parcerias com Igreja IPI - Rolândia e Sociedade Civil para arrecadação e envio de kits de Higiene e alimentação as famílias que necessitavam;
6. Parceria com PROVOPAR, recebimento e distribuição de cobertores (30un) e sociedade civil, para as famílias atendidas nos CRAS.
7. Parceria com SUPERMERCADO CIDADE CANÇÃO, para Campanha do Agasalho (início de Junho/20);
8. Parceria com o SESC - Londrina para Campanha MESA BRASIL E CAMPANHA DO AGASALHO (início de Julho/20), para aquisição de alimentos e cobertores e roupas de inverno para população que deles necessitam;
9. Parceria com as LOJAS AMERICANAS, que doaram kits de higiene pessoal e chocolates para idosos e funcionários das Instituições de Longa Permanência de Idosos - ILPIs do Município (CR Maanaim e LI Caibar Schutel), assim como para os Idosos atendidos pelo CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS - CCI (para estes últimos entregues nas casas de cada um deles, pelos motoristas da Sec. de Educação, evitando que os mesmos saiam de casa);
10. Parceria com DEFESA CIVIL e CORPO DE BOMBEIROS, que enviaram 50 e 36 cestas básicas, respectivamente, que foram distribuídas as famílias atendidas por esta Política;
11. Acompanhamento das famílias trabalhadoras do Aterro Sanitário, com vistas ao fornecimento de cestas básicas, kits perecíveis e de higiene, desde o início da pandemia.
12. Contratação em parceria com a Secretaria de Administração e Finanças, por meio de recurso emergencial, de 6 (seis) profissionais para atendimento do Cadastro Único e apoio as recepções nos CRAS;
13. A Secretaria ainda criou e disponibilizou um link para que os munícipes possam responder, visando monitoramento de como tais famílias foram atingidas pela pandemia, para que sejam traçadas novas estratégias de enfrentamento e para otimização do atendimento destas famílias com os benefícios disponíveis. Ao todo 256 famílias responderam o questionário lançado e todas foram localizadas para atendimentos com cestas e kits de hortifrutis de acordo com avaliação técnica e necessidade da família.
Estas são algumas das ações realizadas pela Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, composta por uma equipe altamente qualificada e com atuação primorosa das coordenadoras dos serviços e demais servidores, em parceria com demais serviços da pasta e também com a sociedade civil e com o apoio, aval e empenho da Secretária Silvana Manganotti. Certos de que reunimos todos os esforços para minimizar os efeitos sociais causados pela pandemia pelo novo Coronavirus. Seguimos trabalhando com esperanças de dias melhores e a certeza de que continuaremos nos empenhando em prol dos que necessitam desta tão importante Política Pública.
RESUMOS DAS AÇÕES EM NÚMEROS:
ATENDIMENTOS:ü
Número de atendimento nas recepções (JAN A NOV): 25.513 pessoas
· Número de concessões de cestas básicas (JAN A NOV): 1.415 unidades
· Número de atendimentos Cadastro Único (JAN A NOV): 3.570 famílias
· CESTAS BÁSICAS:ü Entrega de 1.415 cestas nos 3 (três) CRAS do Município. Com recursos de fonte do município, Defesa Civil e Recurso do Governo Estadual.
LINK:ü Ao todo 256 famílias responderam o questionário lançado e todas foram localizadas para atendimentos com cestas e kits de hortifrutis de acordo com avaliação técnica e necessidade da família.
CARTÃO COMIDA BOA:ü Em Rolândia, 4.056 famílias foram beneficiadas e 811 cartões foram disponibilizados para auto-declarações. Ao final do Programa foram entregues 3.095 (80%) da listagem geral e 840 (100 %) das auto-declarações, sendo devolvidos ao Estado um total de 932 cartões.
COMPRA DIRETA:ü Foram entregues dos meses de Junho à Novembro/2020 pelas equipes dos serviços 1.494 kits que levam a mesa das famílias triadas e atendidas nesses meses de pandemia um KIT de alimentos perecíveis (hortifrutis e panificados).
KITS CCI (1 e 2 semestre):ü Foram entregues em parceria com a Lojas Americanas 205 kits de higiene para os idosos atendidos pelo CCI - Rolândia. Foram confeccionados 270 kits com alimentos natalinos.
KITS HIGIENE:ü Em novembro/2020 foram entregues 154 Kits para a distribuição nos CRAS das famílias já cadastradas e triadas.
KITS NATAL CRAS:ü Forma entregues 190 kits, divididos pelos 3 (três) CRAS do Município.
Sem mais,
MICHELE DA SILVA PEREIRA
Diretora de Proteção Social Básica
SILVANA MANGANOTTI
Secretária Municipal de Assistência Social
Última modificação em 29/12/2020
Acesso à Informação