Prefeitura Municipal de Rolândia
TERCEIRO LIRAA DO ANO APONTA ALTO RISCO PARA DENGUE
A secretaria de Saúde, por meio da secretária de Saúde Karla Ulinski, e do diretor de Vigilância em saúde, Rafael Dias, detalharam o resultado do terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), ocorrido no município de Rolândia entre os dias 9 e 13 de maio de 2022: foi de 4,9% Índice de Infestação Predial, ou seja, a cada 100 imóveis vistoriados, aproximadamente 5 apresentaram criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Esse resultado coloca o município de Rolândia em uma situação de alto risco segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável.
No período compreendido entre o dia 25/07/2021 e 23/05/2022 (período epidemiológico de 2021/2022), foram notificados no município de Rolândia 2.438 casos suspeitos de dengue.
Destes, 1986 casos foram descartados e 103 foram confirmados como Dengue.
Os criadouros encontrados com maior freqüência foram:
Os dados detalhados do 3º LIRAa podem ser consultados no link: https://sites.google.com/view/boletimdadengue-rolandia/lira/liraa-maio22
Considerando que o índice de infestação predial está acima do limite máximo recomendado pela OMS/Ministério da Saúde, não podemos baixar a guarda, uma vez que o município enfrentou dois anos consecutivos de epidemias de dengue. Desta forma, a equipe de Controle de Endemias continua realizando diversas ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, porém, o apoio da população é fundamental.
Medidas simples podem contribuir de forma significativa para o controle da disseminação do Aedes aegypti, são elas:
Para mais informações sobre situação epidemiológica da Dengue no município de Rolândia, acesse: https://sites.google.com/view/boletimdadengue-rolandia/in%C3%ADcio
Última modificação em 23/05/2022
Acesso à Informação