Prefeitura Municipal de Rolândia
NOTA ORIENTATIVA VARÍOLA DOS MACACOS
A secretaria de Saúde de Rolândia informa a população sobre a varíola dos macacos.
Definição:
A Monkeypox, popularmente conhecida como Varíola dos Macacos, é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus Monkeypox, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus. Geralmente é uma doença autolimitada, com os sintomas que duram de 2 a 4 semanas.
Situação epidemiológica do Paraná:
A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou, nesta quarta-feira (6/7), o segundo caso da doença no Paraná. Segundo a pasta, trata-se de um homem, de 27 anos, que reside em Curitiba e viajou recentemente para a Europa. No último domingo (3/7), o primeiro caso havia sido confirmado em um curitibano, de 31 anos, que viajou para São Paulo. A SESA reforça que as confirmações são consideradas importadas - quando não há transmissão local. Há ainda outros oito casos em investigação nos municípios de Curitiba (4), Cascavel (1), Londrina (1), Campina Grande do Sul (1) e Pinhais (1). Os pacientes possuem histórico de viagem ou contato com caso confirmado.
Transmissão e prevenção:
A transmissão ocorre entre humanos, principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A transmissão por gotículas respiratórias geralmente requer contato pessoal prolongado. A pessoa infectada só deixa de transmitir o vírus quando as crostas desaparecem da pele. A população em geral pode se prevenir também fazendo o uso de máscara e higienização das mãos.
Definição de caso suspeito:
Indivíduo de qualquer idade que, a partir de 15 de março de 2022, apresente início súbito de erupção cutânea aguda sugestiva, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital), associada ou não a adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço) ou relato de febre.
E
Histórico de viagem a países com casos confirmados ou a regiões com transmissão comunitária de Monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas.
OU
Ter vínculo epidemiológico com pessoas com histórico de viagem a país com casos confirmados de Monkeypox, ou regiões com transmissão comunitária, desde 15 de março de 2022, nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.
Orientações:
Em caso de dúvidas procure o atendimento de saúde mais próximo ou entre em contato com a Vigilância Epidemiológica municipal pelo telefone 3906-1126.
Última modificação em 08/07/2022
Acesso à Informação