Prefeitura Municipal de Rolândia
SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CAPACITAÇÃO AOS SERVIDORES NO "DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS"
Nesta quinta-feira, dia 28 de julho, é lembrado o "Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais"
Nesta quinta-feira, os servidores da Saúde receberam uma capacitação, no auditório da Faccar, ministrada pela diretoria e pela secretária da pasta, Karla Ulinski.
Nesta sexta-feira, dia 29 de julho, fechando a semana especial do "Julho Amarelo", a secretaria de Saúde vai promover a seguinte ação:
29/07 - Sexta-feira
Casa de saúde (pacientes e funcionários) - 8h30 às 11h30
A hepatite é uma doença que causa inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
Para contribuir na informação, na identificação, no combate e no tratamento da doença, no Brasil, é realizado o "Julho Amarelo", mês de orientação da moléstia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C da hepatite e não sabem.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.
Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite e manter as vacinas para hepatite A e B em dia.
As formas de prevenção para as hepatites A e E são focadas no saneamento básico e no escoamento correto da água.
Para o tipo A existe vacina disponível gratuitamente a todas as crianças de 15 meses a 5 anos incompletos.
Para evitar as hepatites B, C e D são recomendados o uso de preservativos durante as relações sexuais, a esterilização de objetos cortantes (alicates de unha, por exemplo), e o descarte de alguns materiais de procedimentos percutâneos (como agulhas usadas para tatuagens e perfuração de piercings).
O tipo B pode ser prevenido ainda por meio da vacinação, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), para todas as faixas etárias desde 2015, em especial, para indivíduos pessoas com maior risco de exposição à doença como manicures, podólogos, tatuadores, caminhoneiros, entre outros.
Última modificação em 28/07/2022
Acesso à Informação