Prefeitura Municipal de Rolândia
ROLANDENSE, RECEBA BEM O RECENSEADOR DO IBGE!
Há cerca de 40 dias, Rolândia e todo o país convivem com os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deram início às entrevistas do Censo Demográfico 2022.
Muitas pessoas estão se negando a participar.
Não se preocupe. Receba bem os recenseadores e participe!
A coleta não é de dados pessoais, e sim dados gerais sobre você e quem vive em sua residência.
Vale lembrar que responder ao IBGE é uma obrigação legal de todo brasileiro e quem se negar a passar as informações solicitadas pode até ser multado.
De acordo com a Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968 e com o Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973, toda pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE.
A legislação determina ainda a multa de até dez vezes o maior salário-mínimo vigente no país, se o infrator for primário; e de até o dobro desse limite, quando reincidente.
E ainda, o pagamento da eventual multa não livra o infrator da obrigação de prestar as informações dentro do prazo fixado no auto de infração que for lavrado --mas o pagamento poderá ser dispensado se as informações forem prestadas pelo infrator primário.
A lei também garante o sigilo das informações prestadas.
Todas as suas respostas não serão identificadas e serão combinadas com informações prestadas por outros milhares de domicílios ou empresas, de forma agregada, gerando o resultado final da pesquisa.
De modo que suas informações não serão divulgadas de forma individualizada ou em qualquer formato que possa levar à sua identificação.
Elas vão ser usadas exclusivamente para fins estatísticos e não podem ser usadas como, por exemplo, prova em processo administrativo, fiscal e judicial, ou para qualquer outra finalidade.
Última modificação em 13/09/2022
Acesso à Informação