Prefeitura Municipal de Rolândia
SECRETARIA DE SAÚDE REFORÇA O CUIDADO COM O ENVENENAMENTO OU A INTOXICAÇÃO INFANTIL
A secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, faz um alerta: a maioria dos envenenamentos ou a intoxicação infantil acontecem no ambiente doméstico. Confira o esclarecimento com a enfermeira Eliane Zampa.
As principais vítimas são as crianças de 0 a 4 anos de idade.
O ambiente domiciliar pode apresentar uma grande variedade de agentes tóxicos, como: plantas, medicamentos, pesticidas, produtos de limpeza e higiene pessoal, que, ao alcance das crianças, representam risco iminente de intoxicação.
Para evitar que essas situações aconteçam, é muito importante guardar adequadamente os produtos que possam colocar em risco a vida da sua família.
O que pode causar o envenenamento?
Produtos de Higiene e Limpeza
O acesso facilitado e a apresentação (formas, cores, cheiro) são um convite à curiosidade infantil. Alguns produtos de uso domiciliar são clandestinamente comercializados em garrafas PET, confundindo ainda mais o seu conteúdo, ficando muito parecido com sucos e refrigerantes.
Agrotóxicos (inseticidas e pesticidas)
Tanto os de uso agrícola como os de uso doméstico
(pastilhas, repelentes, aerossóis) devem estar fora do acesso das crianças. É necessário seguir as orientações dos fabricantes para que sejam utilizados da forma correta e mesmo assim, podem causar envenenamento. A desinsetização e desratização devem ser realizadas por empresas autorizadas.
Plantas tóxicas
Algumas plantas cultivadas em vasos e jardins ao serem ingeridas, ou pelo contato com a pele, podem ser tóxicas, como por exemplo, comigo-ninguém-pode, antúrio, copo-de-leite, bico-de-papagaio, entre outras.
Medicamentos
Quase metade das intoxicações notificadas em crianças são causadas por medicamentos. Elas são atraídas pelo aspecto colorido, pela forma e tamanho dos medicamentos, muitos chegam a parecer com balas
e doces.
Como podemos proteger as crianças?
Quais são os sintomas mais comuns de envenenamento?
Em caso de envenenamento
Atenção - Se encontrar produtos perigosos abertos ou fora do lugar, observe atentamente a criança, pois os efeitos do envenenamento podem não ser imediatos
Em todos os casos de envenenamento, leve a criança até a Unidade de Saúde ou Pronto Atendimento mais próximo a sua residência.
Última modificação em 24/10/2022
Acesso à Informação