Prefeitura Municipal de Rolândia
Rolândia é a primeira cidade do norte do estado a receber o certificado SUSAF-PR, que potencializa a qualidade e a venda de produtos agroindustriais familiares e dos embutidos de São Martinho
Dentro da 61º Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, nesta quarta-feira, dia 12 de abril, a cidade de Rolândia recebeu da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-PR).
Com isso, produtos de Rolândia, como os de São Martinho, que já é a capital paranaense dos embutidos, poderão aderir a certificação de qualidade e serem vendidos para todo estado, com essa garantia de origem. A medida foi possível após a junção de esforços entre a Prefeitura, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Desenvolvimento Econômico e a Câmara Municipal.
O prefeito Ailton Maistro e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Audinil Maringonda Júnior receberam o certificado das mãos do secretário titular da SEAB, Norberto Ortigara, e do presidente da ADAPAR, Otamir César Martins.
Participaram da solenidade o vice-prefeito Márcio Vinícius, o secretário de Desenvolvimento Econômico Horácio Fernandes Negrão, o secretário de Planejamento Zeca Salgueiro, os vereadores Reginaldo Silva (presidente da Câmara), Cristina Pieretti, Sandro Leonardi, Guilherme Spanguemberg, Ratolino, Isaac Altino e Rodrigão, o chefe local do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) Shiguedy Kato, a presidente do Sindicato Rural Patronal Gayza Iácono, os produtores de São Martinho Luiz Carlos, Rose e Gabriela Scuisato, os servidores municipais Daiane Fernanda Ferreira (veterinária) e os técnicos da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Marcelo Jordão e Miguel Consani Nogueira. Ainda, participaram autoridades, representantes de outros municípios e convidados.
Com a certificação, outras vantagens são a geração de empregos e renda, uma vez que os estabelecimentos, com uma perspectiva de venda maior, tendem a aumentar sua produção e consequentemente necessitam de mais mão de obra.
Como cadastro no SUSAF/PR, Rolândia também incentiva o empreendedorismo, com a possibilidade da abertura de novas empresas e negócios ligados a agroindústria.
Última modificação em 12/04/2023
Acesso à Informação