O prefeito Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro; o vice-prefeito Márcio Vinícius; o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o governador do Paraná, Ratinho Junior, os empresários Joesley e Wesley Batista, o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, o CEO da SEARA, João Campos, os deputados estaduais Cobra Repórter, Tiago Amaral, Pedro Paulo Bazana, Alexandre Cury, Márcio Nunes, Arilson Chiorato e a deputada estadual Cloara Pinheiro, os deputados federais, Luiz Nishimori, Beto Richa, Zeca Dirceu, Pedro Lupion e a deputada Federal, Luiza Canziani, o prefeito de Arapongas e presidente da AMEPAR, Sérgio Onofre, presidente da Câmara de vereadores de Rolândia, Reginaldo Silva prestigiaram a inauguração do complexo industrial da JBS/SEARA em Rolândia. A solenidade contou ainda com a presença dos secretários municipais e vereadores de Rolândia, secretários estaduais, dentre outras autoridades, empresários e convidados.
O novo complexo ocupa um terreno de 257 mil metros quadrados, com 54 mil de área construída, o centro fabril emprega 4.500 colaboradores e permitirá à Seara avançar em sua estratégia de expansão em produtos de valor agregado, em particular no segmento de empanados de frango, em que já detém mais de 30% de participação de mercado, e também no de salsichas, para o qual tem planos ambiciosos. Antes das novas fábricas, o complexo industrial abrigava cerca de 3.800 colaboradores. Com a expansão realizada em 2023, já estão em operação três linhas de produção, sendo duas de empanados e uma de salsichas, acrescentando 700 novos empregos.
A planta tem capacidade para expandir ainda mais, contemplando mais sete linhas de empanados e três de salsicha. Essa ampliação será definida de acordo com o crescimento do negócio e a demanda de mercado. Quando isso ocorrer, a unidade chegará a 6.000 funcionários. A produção de salsichas a partir da nova fábrica da JBS em Rolândia será em uma área dedicada de 23 mil metros quadrados. Uma das mensagens que a Seara levará ao público é sobre a receita e o processo industrial de seus produtos, que tem a defumação entre os diferenciais. Isso será possível graças à modernidade da fábrica.
A nova planta da JBS na cidade de Rolândia será a mais automatizada da Seara no Brasil e uma das mais modernas da JBS em todo mundo, compatível com padrões globais de segurança sanitária. Além de responder pelo segundo maior forno de cozimento e defumação de salsichas do mundo (o primeiro fica na Romênia), a fábrica também contará com robôs para as esteiras de produção e de embalagem. Além disso, está habilitada para uso de inteligência artificial e armazenamento de dados em nuvem. A fábrica também já nasce com protocolos de sustentabilidade, como coleta de águas pluviais, utilização de veículos elétricos para trânsito interno, geração de energia solar no estacionamento dos veículos e reaproveitamento dos resíduos de celulose do processo industrial para transformação em combustível e/ou compostagem, entre outras soluções.
Em março deste ano, houve o lançamento da nova linha de frangos empanados da Seara e agora nesta segunda etapa, a empresa vai mudar o seu patamar no mercado de salsichas. Em seu discurso, o prefeito Ailton Maistro agradeceu o grupo JBS/SEARA por investir em Rolândia já que a empresa é líder mundial em alimento e poderia ter escolhido qualquer cidade do mundo para suas atividades. Com essa escolha, Rolândia passa a ser referência na produção desses embutidos e empanados, gerando emprego e renda para a cidade.
Mais fotos em: https://www.facebook.com/prefeiturarolandia/