Prefeitura Municipal de Rolândia
A psicóloga do CAPS II, Patrícia Silvia de Souza, desenvolve técnicas de escrever para auxiliar na abordagem e caracterização da turma. “O objetivo é escrever, seja em texto normal em grupo, poemas ou produções independentes”, diz ela. A intenção da entidade é levar este trabalho adiante. “Ao catalogar os poemas e prosas, quem sabe conseguimos finalizar e fazer um livro dos alunos.”
Um dos principais objetivos do CAPS II é a reinserção psicossocial e o desenvolvimento dos pacientes diante de questões da vida e da sociedade. A partir da notícia da revogação do feriado da Consciência Negra em Rolândia, que seria comemorado no dia 20 de novembro, os freqüentadores do Sarau começaram a aprofundar sobre o real motivo da data e produziram o texto a seguir.
A comemoração do dia 20 de novembro “Dia da Consciência Negra” não deveria passar em branco. Deveríamos lembrar sempre de quem foi o Zumbi dos Palmares, que nasceu em 1655 e lutou durante 40 anos contra a escravidão e se tornou um importante líder do maior Quilombo do Brasil.
Eu nasci assim
Eu nasci com essa cor
Eu nasci inferior
Eu nasci escravo
Eu nasci subjugado
Eu nasci numa família escrava
Eu nasci nessa sociedade
Que assim considera o Negro
Salve!
Seu Zumbi
Morreu aos 40 anos
Em 1695
E até hoje é referenciado
Negam seu passado
Extirparam sua correria
Negaram tua luta
Como se ainda não tivéssemos carta de alforria
Não importa a cor,
Mas sim a alma
Eis a pura verdade.
Zumbi dos Palmares foi um herói imortal, procure saber a respeito do Dia da Consciência Negra, que tem como objetivo levar as pessoas a refletirem o que é a escravidão, o que é realmente escravidão? Você é escravo do que? Pense...
Salve Zumbi dos Palmares!!!
| A psicóloga Patrícia com o grupo de frequentadores do Sarau do CAPS II |
Última modificação em 21/11/2014
Acesso à Informação