Prefeitura Municipal de Rolândia
Em atenção à solicitação enviada ao Órgão de Defesa e Proteção ao Consumidor pelo Ministério Público, ocorreu na data de hoje (07/10/2015) fiscalização em todas as Instituições Financeiras da cidade de Rolândia. A Coordenadora do PROCON, Marluce Vialle explica que “o Procon esteve nas 8 agências bancárias da cidade, averiguando se os serviços básicos prestados pelas instituições seguem em funcionamento, independente da decretação da greve e que não podem impactar ou atingir a população em decorrência das paralisações. Sendo assim, em consoante ao disposto na Lei 7783/89, constatamos”:
· Funcionamento e atendimento normal nos bancos: Sicoob, Sicredi e Credialiança.
· Os bancos: Bradesco, Banco do Brasil, HSBC, Itaú, Santander informaram que:
§ O recolhimento dos envelopes de depósito permanece da mesma forma, bem como os horários de compensação;
§ Os atendimentos envolvendo aposentados, INSS, benefícios estão sendo efetivados pelas agências e por funcionários disponibilizados para esses casos;
§ Através de fiscalização estão sendo postos envelopes a disposição para depósitos, com todos os terminais em funcionamento;
§ A reposição de cédulas está acontecendo normalmente, sendo monitorada por funcionários das agências;
§ Foram colocados à disposição do consumidor meios alternativos para pagamentos de boletos e outras operações, como Internet, aplicativos de celulares e os próprios terminais de auto-atendimento.
§ Em todas as agências verificamos a presença de um funcionário auxiliando os serviços executados nos terminais, a fim de auxiliar eventuais problemas ou duvidas quanto aos pagamentos, saques ou demais operações.
A Caixa Econômica Federal, além dos serviços acima citados, informa que houve somente alteração nos horários para depósito na agência, a fim de garantir a compensação de todas as operações no mesmo dia. Sendo assim, os depósitos ocorrerão somente das 09h às 13:30h, no entanto seus correspondentes bancários continuam prestando os mesmos serviços até as 18h. Atentem somente para informação que o serviço das lotéricas só admite depósito em dinheiro, não englobando cheques.
Diante de um cenário de paralisações nas agências bancárias, o Procon orienta que:
§ O consumidor esteja ciente que a greve não significa a possibilidade de atraso ou ausência de pagamento de dívidas, boletos ou acordos, devendo arcar com juros ou multas, como já ocorre normalmente;
§ São oferecidos meios alternativos para as operações envolvendo saques, pagamentos, depósitos, devendo o consumidor acionar os canais de atendimento para se informar de que forma isto poderá ocorrer;
§ Quando houver a possibilidade de tratativas diretamente com o fornecedor, esta deverá ser realizada, solicitando um novo boleto, nos casos de boletos já vencidos;
§ Os aplicativos de celular, Internet, através dos sites oficiais, dão a opção de solicitar 2ª via de boletos e outras operações;
§ Correspondentes bancários, como lotéricas, são alternativas para efetuar pagamentos e alguns outros serviços fornecidos pelas agências;
§ Nos casos de impossibilidade de realização de serviços básicos, o PROCON deverá ser acionado e os problemas deverão ser reportados a Coordenadoria do Órgão.
No momento de formalizar uma reclamação junto ao PROCON é interessante que todas as tratativas ou tentativas de pagamento e solicitações sejam documentadas, devendo inclusive guardar todos os comprovantes, números de protocolos, para que sejam intermediados pelo Órgão. A Coordenadora do PROCON, Marluce Vialle, informa que “este núcleo de Proteção e Defesa ao Consumidor realizará fiscalizações constantes, em todas as agências bancárias, no período de paralisações, a fim de garantir a disponibilização dos serviços essenciais aos consumidores e que não podem ser atingidos em razão da greve”.
Última modificação em 08/10/2015
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