Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


BALANÇO MUTIRÃO DE LIMPEZA


A Secretaria de Saúde divulga o balanço do mutirão de limpeza. Esses mutirões de limpeza visam à remoção mecânica do maior número de criadouros possíveis dos imóveis. Para tal finalidade, faz-se necessário a entrada do Agente de Endemias no domicílio e sua solicitação junto ao morador para o recolhimento dos objetos que possam vir a acumular água. Partindo de um parâmetro estatístico do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), foram definidas as localidades com o maior índice de infestação predial. Seis localidades foram priorizadas para o desenvolvimento das ações - as localidades trabalhadas englobam bairros do município – e são elas:

* Região do Kartódromo (Jardim Floresta e Vila Oliveira);

* Henrique Berger (Jardim Perazolo e Conjunto Henrique Berger);

* Região do Vidrinho (Jardim Novo Horizonte);

* Região da Big Frango (Vila Neves, Jardim Esperança e Jardim Casa Grande);

* Parque Industrial Bandeirantes (Jardins Nobre I, II, III, IV).

As ações começaram na 43ª Semana Epidemiológica, portanto na semana seguinte ao último LIRA realizado. O primeiro bairro a ser trabalhado foi:

 – Jardim Floresta e Vila Oliveira no dia 19/10, saindo de lá mais de quatro caminhões de possíveis criadouros e muitas residências com a presença de larvas do mosquito. Foram visitados 1.090 imóveis (entre residências e terrenos baldios).

– No dia 20/10 foi realizado no Jardim Novo Horizonte saindo de lá  cinco caminhões de possíveis criadouros. Nesta localidade os terrenos vazios foram encontrados mais focos do mosquito. Foram visitados 920 imóveis (entre residências e terrenos baldios). 

– No dia 21/10 foi realizado no Conjunto Henrique Berger e Jardim Perazolo. Nestes dois bairros foram tirados mais de seis caminhões de possíveis criadouros. Só no campo de futebol do Conjunto Henrique Berger foram tirados mais de 25 sacos de possíveis criadouros. Ali foi um pouco mais crítico visto que a população insiste em jogar seus lixos e tinha muito lixo orgânico misturado, dificultando a retirada dos criadouros. A Secretaria de Saúde teve a da pá mecânica cedida pela Secretaria de Infra-Estrutura. Teve residências no Conjunto Perazolo que foram retirados mais de 10 sacos de possíveis criadouros.  Foram visitadas 470 imóveis (entre residências e terrenos baldios).

- No dia 22/10 foram feitos vários quarteirões da região da Vila Neves, Jardim Esperança e Casa Grande, contudo, a chuva impossibilitou a conclusão dos trabalhos. As atividades continuaram na 44ª Semana Epidemiológica, sendo que a localidade em questão foi encerrada na manhã desta segunda-feira, dia 26/10 possibilitando a entrada da equipe, no período da tarde do mesmo dia, na localidade  – Parque Industrial Bandeirantes (Jardim Nobre I,II,III e IV).

A retirada dos sacos de lixo dos imóveis ocorre concomitante com a passagem do veículo que os recolhe. E tem a destinação correta para os mesmos, ao aterro sanitário.

Conforme a Coordenadora de Endemias da Secretaria de Saúde, Lígia Motta, “queremos chamar a atenção da comunidade e com isso educá-los ambientalmente, pois a situação é preocupante. Não basta nós realizarmos o mutirão de limpeza, se os moradores não participarem, limpando suas casas, seus quintais, recolhendo todo recipiente que possa acumular água e evitar novos criadouros do mosquito em casa”.


  • Compartilhe:
  • Por: PMR

Última modificação em 27/10/2015