Prefeitura Municipal de Rolândia
"Em dezembro e janeiro tivemos mais chuva do que nunca ", diz Paulo Gaffo que nasceu de pais italianos na cidade de 60 000 habitantes e vive em Hamburgo há mais de 20 anos. Ele viu o grave prejuízo que as chuvas torrenciais, juntamente com um tremor de terra subterrânea causaram, com seus próprios olhos.
"Cerca de 9.000 casas foram destruídas e outras severamente danificadas. As crianças não puderam ir à escola porque os edifícios escolares estão em perigo de colapso após o desastre ", descreve. Os evacuados encontraram-se temporariamente com parentes e amigos. Além disso, o hospital tem sido severamente afetado, assim que os pacientes precisaram ser tratados nos cuidados intensivos na vizinha Londrina. O Prefeito de Rolandia Luiz Francisconi que é médico, tem trabalhado nesta dupla função nas últimas semanas para ajudar as pessoas.
"Outro grande problema são as estradas que não são mais intactas após o deslizamento de terra e são reconstruídas muito lentamente, porque não há equipamento adequado", diz Paulo Gaffo. Hartmut Roder também confirma isto. Ele é o chefe do departamento de comércio dos clientes no museu no exterior e tem excelentes contatos para Rolândia, porque fez um filme lá para a nova exposição America no Museu Etnológico.
Moradores esperam para doações
O historiador e doutorado Roder pediu ajuda no Senado de Bremem. Em 5 de Novembro deste ano o Prefeito de Rolândia Luiz Francisconi estará no Museu Além Mar durante uma mostra sobre Rolândia. "A única coisa ruim é que não tivemos nenhuma ajuda do Estado do Paraná. Sem doações privadas as pessoas estariam perdidas ", diz Paulo Gaffo que esteve recentemente em fevereiro na cidade e agora espera fervorosamente a ajuda de Bremen.
Paulo Gaffo disse que a esperança agora é que Rolândia esteja complementamente restaurada até 28 de janeiro de 2017, data do aniversário de Rolândia. A cidade do sul do Brasil surgiu em 1930 a partir de um assentamento de emigrantes alemães.
O tributo de cidade para Bremen
Entre os colonizadores de Rolândia está um nativo de Bremerhaven: Erich Koch-Weser . O ex-prefeito de Delmenhorst e Kassel foi na República de Weimar Ministro da Justiça e do Interior e teve de fugir dos nazistas para a América do Sul. 1932 fundou Rolândia com a ajuda de Oswald Nixdorf. Juntamente com Erich Koch-Weser foi, então, dois anos depois, a mesma cidade como um tributo ao Bremen.
Seus habitantes são chamados de Rolandenses. Em Rolândia debaixo das palmeiras existe uma cópia da Estatua Bremen Roland. "130 famílias emigraram para 1938 para Rolândia. Os 300 a 400 emigrantes desmataram sob tremenda dificuldades a selva para crescer em condições espartanas na terra fértil", diz Hartmut Roder sobre a história de Rolândia. Quando a cidade for reconstruída, está prevista a criação de um museu alemão, que também abriga as raízes de Bremem.
Aqueles que querem ajudar pode contactar o Prefeito Luiz Francisconi, Prefeito de Rolândia. Por e-mail: , ou telefone 00 55 43 32 55 86 47.
Última modificação em 25/04/2016
Acesso à Informação