Prefeitura Municipal de Rolândia
A secretaria de Saúde do Município de Rolândia vem reafirmar o compromisso com a saúde de seus munícipes esclarecendo a população como funciona a Rede de Atenção as Urgência e Emergência:
Serviço de Transporte Emergencial Centralizado (TEC) 0800 400 11 05
O serviço de Transporte Emergencial Centralizado (TEC) tem por objetivo realizar atendimento de transporte intra e intermunicipal de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de locomoção para consultas e procedimentos em Rolândia, Londrina e outras cidades de acordo com Tratamento Fora do Domicilio (TFD). Conta com uma base central situada à rua Santa Catarina Nº1380 e duas descentralizadas sendo uma em São Martinho e uma no Bartira.É um serviço gratuito que funciona 24 horas por dia 7 dias na semana, com atendimento de ambulâncias para baixo de baixa complexidade e remoção simples atendendo ainda o Complexo Regulador do Município de Londrina SAMU 192 e agendamentos de Veículos para transporte de pacientes,o acionamento se dá através do telefone gratuito 0800 400 11 05 ou (43)3906-1105.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) do Município de Rolândia tem sido um forte aliado na Rede de Atenção às Urgências, pois tem tido altos índices de resolutividade no Município e região. Atualmente o município está estruturando a Rede para melhor atender a população no qual já conta com uma Unidade de Suporte Avançado, e uma Unidade de suporte Básico. Trata-se de um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência que necessitem ou não da presença do Médico. Com o Samu/192, o Programa está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade. Da Assessoria.
Última modificação em 02/06/2016
Acesso à Informação