Prefeitura Municipal de Rolândia
A detecção da sífilis também é feita em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo, principalmente as gestantes, já que a sífilis congênita pode causar aborto.
O único modo seguro para evitar a contaminação com sífilis é não ter nenhum tipo de contato sexual. Ter relações sexuais com pessoas distintas aumenta o risco de contrair a doença, mas o mais importante é sempre fazer uso do preservativo. A camisinha é medida preventiva não só para sífilis, mas também para todas as outras doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Você pode contrair a doença tendo contato sexual com uma só pessoa, como também pode contraí-la após entrar em contato sexual com várias. Tudo vai depender mesmo do uso ou não de preservativo.
Já a hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que tem hepatite C, muitas vezes descobre através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado, o que geralmente acontece décadas depois.
Proteja-se contra a infecção por hepatite C tomando as seguintes precauções:
· Não faça uso de drogas ilícitas
· Seja cauteloso com piercings e tatuagens. Procure sempre um local e um profissional de confiança. Faça perguntas de antemão sobre a forma como o equipamento está limpo e verifique se os funcionários usam agulhas esterilizadas
· Tenha seu material de manicure, ou certifique-se que foi esterilizado quando usar em salões de beleza
· Proteja-se durante a relação sexual. Use sempre preservativos.
Ainda não existem vacinas contra a hepatite C.
Última modificação em 16/03/2017
Acesso à Informação