Prefeitura Municipal de Rolândia
A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia confirmao primeiro caso deChikungunya em 2018 em uma moradora da cidade. Segundo a Gerente de Vigilância Epidemiológica de Rolândia, TathyanaGerdulli, “o caso é importado, ou seja, a paciente contraiu a doença em viagem quefez a Belém do Pará. A paciente procurou atendimento na Rede Municipal deSaúde de Rolândia e os exames confirmaram a doença”,explicou. De acordo comTathyana, a paciente está sendo tratada desde a suspeita de Chikungunya epassa bem.
Ações e casos
Segundo o Gerente de Vigilância Ambiental, Alécio Quinhone Junior, a Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo um trabalho intensivo na cidade, visando eliminar qualquer eventual foco do mosquito Aedes aegytpi. Com ações de orientação, prevenção e combate, em parcerias com ramos da sociedade, a Secretaria de Saúde não vem medindo esforços para confrontar o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Até esta data, segundo a Secretaria de Saúde, Rolândia registrou 11 casos de dengue desde agosto de 2017, nenhum caso de Zika e um de Chikungunya (importado).
Chikungunya
A doença é produzida pelo vírus chikungunya (CHIKV), transmitida por mosquitos do gênero Aedes, que causa enfermidade febril aguda, subaguda ou crônica. A enfermidade aguda se caracteriza, principalmente, por início súbito de febre alta, cefaleia, mialgias e dor articular intensa, afetando todos os grupos etários e ambos os sexos. Em uma pequena porcentagem dos casos, a artralgia se torna crônica, podendo persistir por anos.
Última modificação em 05/04/2018
Acesso à Informação