Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


INFORMAÇÕES SOBRE A VACINA DO SARAMPO



A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância, orienta a população de Rolândia sobre o Sarampo. Após ser erradicada, vários casos da doença já foram confirmados no Brasil em 2018, nenhum na cidade. A proteção contra o sarampo faz parte do calendário de vacinas das crianças  através da vacina Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses.Para quem nunca foi vacinado, são duas doses até 29 anos e uma dose entre 30 a 49. A vacina não é dada para adultos com mais de 49 anos por razões imunológicas. Não pode tomar vacina de SARAMPO: Gestantes, casos suspeitos de sarampo, crianças menores de 12 meses de idade e pessoas imunocomprometidas (com doenças que abalam fortemente o sistema imune). 

Atualize sua vacina, leve o cartão de vacinação, na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa. Procure a Unidade Básica de Saúde, caso apresente sintomas.De acordo com o enfermeiro  do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Marques Ferreira, “é importante tomar a vacina 15 dias antes de viajar. Como há um grande número de casos também em vários países da Ásia e África, assim como nos estados brasileiros de Roraima, Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, as pessoas devem procurar uma Unidade de Saúde antes de irem para esses destinos”.

O que é sarampo e quais seus sintomas

Sarampo é uma doença infecciosa por um vírus altamente contagioso. Parte das pessoas que o contraem lidam com ele sem manifestar quaisquer sintomas. Outras sofrerão com:

• Manchas no corpo e no rosto
• Coceira
• 
• Febre
• Tosse persistente
• Infecção no ouvido

O maior problema, no entanto, envolve as crianças, que têm o sistema imunológico mais frágil. Entre elas, quadros de , convulsões e morte são mais comuns. O vírus é facilmente passado de um indivíduo para outro através de secreções. Ou seja, um espirro ou um beijo são mais do que o suficiente.


  • Compartilhe:
  • Por: PMR

Última modificação em 09/07/2018