LIRAA CAI E INDICA QUE ROLÂNDIA ESTÁ EM SITUAÇÃO DE BAIXO RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE
O Índice de Infestação Predial do 4° Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) ocorrido no município de Rolândia - de 1 a 3 de Julho de 2019 - foi de 0,7%: neste sentido, situou o município em uma situação de baixo risco epidêmico segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável.
Os criadouros encontrados com maior frequência durante este levantamento foram os vasos e pratinhos de plantas. Este resultado é fruto da intensificação das diversas ações planejadas pelo Setor de Endemias e que foram executadas com dedicação pelos Agentes de Combate a Endemias, somados com os esforços de todos os demais Servidores das Secretarias de Saúde, Infraestrutura, Educação e outras repartições públicas que trabalharam na orientação e educação ambiental, além de uma sintonia perfeita com a população, que entrou de vez na disputa e contribuiu, e muito, para o resultado alcançado.
O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, apesar de o índice estar baixo, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya não param. Os Agentes de Combate a Endemias realizam suas atividades ininterruptamente visando à orientação da população, e a busca e eliminação dos criadouros do mosquito.
A Coordenadora de Endemias de Secretaria Municipal de Saúde, Lígia Motta, destaca que “a população apresenta um papel muito importante no combate ao vetor e deve atuar de forma ativa, mantendo os quintais limpos, sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água. Calhas, marquises e ralos devem ser verificados e limpos rotineiramente. Vasos e pratinhos de plantas devem ser verificados semanalmente para eliminar água parada”.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.