Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


Capela São Rafael é reconhecida como patrimônio histórico e cultural do Paraná


Capela São Rafael é reconhecida como patrimônio histórico e cultural do Paraná
 
A Capela São Rafael, localizada na Estrada São Rafael em Rolândia, foi reconhecida oficialmente como patrimônio histórico e cultural do Estado do Paraná, através da Lei nº 11.923/2025, sancionada pelo governador Ratinho Junior, a partir do projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Cobra Repórter.
 
Mais do que uma conquista administrativa, o reconhecimento representa a valorização de quase nove décadas de história que começou com os imigrantes alemães que se estabeleceram na região, no século XX.
E para comemorar a conquista, na noite desta quarta-feira, dia 17 de setembro, uma missa de ação de graças, foi celebrada pelo padre Romão Martins, seguida de uma cerimônia para adicionar uma placa com a honraria nas dependências da Capela.
 
Mais de cem pessoas lotaram as dependências da igreja, em uma demonstração de fé, devoção, união e alegria.
 
Participaram do ato o prefeito Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, o vice-prefeito Horácio Negrão, a vice-primeira-dama Silvana Negrão, o deputado estadual Cobra Repórter, o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Sócio Júnior, os vereadores Guilherme Spanguemberg (presidente da Câmara), Gesiel Araújo, Ronaldo Bifinho e Reginaldo Silva, o presidente da Capela, Luiz Pio Lonardoni, familiares dos construtores e apoiadores da Capela, moradores do entorno, servidores municipais, convidados e a comunidade.
 
Verdadeiro símbolo da fé dos imigrantes alemães que se estabeleceram na região, a história da Capela São Rafael teve início em 1937, quando Nikolaus Steiner, pequeno proprietário de um sítio na região, idealizou a sua construção.
 
Coube ao engenheiro agrônomo Dr. Rudolf Theodor Gair projetar a construção do primeiro santuário em madeira em terreno generosamente doado.
As obras foram concluídas no início da década de 1940, consolidando um importante marco religioso e social para a comunidade local.
A primeira criança a ser batizada na capela foi Michael Antônio Gair, filho do Dr. Rudolf Theodor Gair no dia 4 de janeiro de 1943, consolidando o papel da capela na vida espiritual da comunidade local.
Com o passar dos anos, as intempéries começaram a deteriorar a estrutura de madeira. Mais uma vez, o Dr. Rudolf Theodor Gair se prontificou a coordenar a nova iniciativa, elaborando um novo projeto para substituir a capela de madeira por uma estrutura em alvenaria.
 
A Capela São Rafael foi reaberta em 15 de julho de 1958, data que marcou o início de uma nova fase para o santuário. Mobilização comunitária A relevância histórica da capela mobilizou a comunidade rolandense ao longo dos anos.
 
O reconhecimento em 2025 representa um marco histórico fundamental para Rolândia, consolidando definitivamente seu valor como patrimônio cultural não apenas local, mas de todo o estado.
Mais que uma construção religiosa, a Capela São Rafael constitui um ícone da tradição, fé e identidade comunitária, e perpetua a rica herança da cultura germânica em todo o Estado do Paraná. Tal reconhecimento assegura que as futuras gerações possam conhecer e valorizar esta importante página da história paranaense.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 18/09/2025