Prefeitura Municipal de Rolândia
PROJETO "PAPA PILHAS" UNE EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E PROMOVE GINACANA ENTRE QUATRO CMEI´S
A fim de minimizar o descarte irregular de resíduos perigosos, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a secretaria de Educação do município de Rolândia, desenvolve o projeto "Papa Pilhas", para coleta de pilhas e baterias e sua correta destinação a coletores responsáveis por um descarte ambientalmente correto.
O projeto tem por objetivo arrecadar pilhas e baterias usadas e encaminhar para a ONG Green Ocean, a qual possui parceria com a Prefeitura de Rolândia, para que seja feita a reciclagem dos resíduos.
Ao serem encaminhadas para reciclagem, as pilhas e baterias têm seus componentes separados, para serem usadas na fabricação de tintas, cerâmica, vidro, dentre outros. Além da proposta de coletar e destinar corretamente as pilhas e baterias, o "Papa Pilhas", visa envolver toda comunidade dos Centros Municipais de Educação Infantil que foram selecionados para este projeto piloto.
Foram selecionadas quatro Centros Municipais de Educação Infantil para trabalhar a temática com alunos do infantil 4 e infantil 5 e serem cadastradas como Pontos de Entrega Voluntária de pilhas e baterias.
1. Centro Municipal de Educação Infantil Hans Helmut Behrend - Rua Sebastião Canônico, nº 40 - Conjunto São Fernando;
2. Centro Municipal de Educação Infantil São Josemaria Escrivá - Rua Alice Rocha, nº 90 - Conjunto Habitacional Santiago;
3. Centro Municipal de Educação Infantil Professor Delermo Poppi - Rua José Makocsi, Avenida José Erdei, nº 335 - Jardim dos Pioneiros;
4. Centro Municipal de Educação Infantil Zilda Arns - Rua Maria Melem Adas, nº 390 - Conjunto São Fernando.
Foram distribuídos quatro tambores para os CMEI's selecionados iniciarem este projeto, que ficarão responsáveis pela reforma destes, como coletor dos materiais. Como forma de incentivar o maior número de arrecadação de pilhas e baterias, duas instituições ganharão premiações de visitas ao Viveiro e/ou as Unidades de Conservação Municipal, de acordo com dois critérios de avaliação, sendo estes:
1 - Criatividade: O CMEI irá customizar o coletor disponibilizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente até o dia 18/11/2022, e ganhará à premiação a instituição que obtiver o maior número de votos pelos funcionários da SEMMA;
2 - Quantidade: O CMEI que arrecadar o maior volume de pilhas e baterias até o dia 25/11/2022 ganhará a premiação. Todas as instituições participantes receberão um Certificado do Projeto e um prêmio de participação para a instituição.
Última modificação em 01/11/2022
Acesso à Informação