Prefeitura Municipal de Rolândia
ALERTA VERMELHO SOBRE ONDA DE CALOR EM ROLÂNDIA
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu um "alerta vermelho" para a atuação de uma onda de calor no interior do Brasil.
Seguindo os protocolos internacionais, este aviso é emitido quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a climatologia (média histórica) do período.
O panorama previsto pelos meteorologistas do Inmet aponta uma possível piora da situação a partir de sexta-feira (22) até domingo, dia 24 de setembro. Associados à onda de calor, há previsão de baixos índices de umidade relativa do ar para a maior parte da área de abrangência do aviso.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é importante destacar que, nesse período de temperaturas altas, aumenta a probabilidade de incêndios na vegetação.
Para enfrentar a onda de calor e a baixa umidade do ar, é preciso tomar alguns cuidados, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, beber muita água para evitar a desidratação, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento de jardins e procurar manter-se protegido do sol.
Outras recomendações são realizar refeições leves e frias e comer mais vezes ao dia, utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas e dar preferência a ambientes arejados, evitando aglomerações. É preciso ter mais atenção ainda com os idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas e gestantes que podem ficar desidratados mais rapidamente.
Os pets também devem ser hidratados constantemente e os tutores devem procurar manter sempre recipientes com água fresca, procurando trocar a água ao menos duas vezes por dia. Importante também certificar-se de que os animais tenham uma área de sombra para ficar em casa.
Última modificação em 21/09/2023
Acesso à Informação