SEMMA IDENTIFICA QUASE 1.700 ÁRVORES QUE PRECISAM SER SUBSTITUÍDAS

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMMA) informa que o Governo do Estado do Paraná publicou o Decreto 4.502/2023. O documento declara situação de emergência fitossanitária em todo estado, decorrente da infestação na citricultura pela praga Candidatus liberibacter spp., agente causal da doença denominada Huanglongbing (HLB) ou Greening dos citros. A publicação mostra preocupação sobre a produção de citros no estado.

O “HLB” ou “greening dos citros” é uma praga severa, de rápida disseminação, que afeta seriamente as plantas cítricas, principalmente devido à morte prematura de planas dos frutos, que resulta em redução da produção de laranja, limão, tangerina e afins. A doença é espalhada por um inseto.

O manejo integrado se dá por ações envolvendo monitoramento de plantios para identificação precoce da doença, erradicação das plantas hospedeiras, controle químico para combate da brotação da planta hospedeira, do vetor e da bactéria, bem como o controle biológico do vetor.

Uma espécie hospedeira conhecida é a arvore comumente chamada de Murta (Murraya paniculata). Esta árvore foi amplamente utilizada no passado na arborização urbana. Sendo assim, a SEMMA está fazendo um levantamento destas árvores para realização da substituição por outra, adequada ao local.

Até aqui, foram identificadas 1.699 árvores de murtas e similares em Rolândia, sendo 277 no Centro, 183 no Santiago e 166 no Monte Carlo/Gustavo Giordani. As espécies serão removidas, trituradas e substituídas por outras que melhor se adequarem a cada situação. Serão empregadas ipês, resedás, oitis e árvore samambaia, dentre outras.

Se o cidadão que tiver murta em sua casa e quiser promover a substituição, ele pode, sendo que a SEMMA poderá fornecer uma outra muda adequada ao local. Basta comparecer na sede da secretaria e solicitar a autorização de corte e da retirada de muda no Viveiro Municipal. Lembrando que não é fornecida muda diretamente no Viveiro sem prévia autorização da secretaria.

Para dúvidas ou outras informações:

O endereço da SEMMA é Rua Santa Catarina, 1396, centro, e atende de segunda a sexta, das 9h às 11h, e das 13h às 17h.

Fone e WhatsApp (43) 3156-0333.

Última modificação em 30/04/2024