Separe o lixo orgânico do que pode ser reciclado. O meio ambiente agradece!
Separe o lixo orgânico do que pode ser reciclado. O meio ambiente agradece!
Nos últimos meses, a Associação/Cooperativa que trabalha com o lixo reciclável em Rolândia tem encaminhado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMMA) relatórios sobre a qualidade dos materiais recebidos para triagem, apontando aumento de ocorrências de cargas consideradas inadequadas para o processo.
Conforme inspeções registradas, foram identificadas "viagens" com presença de resíduos não recicláveis e, eventualmente, matéria orgânica.
Além disso, observou-se, no mesmo período, mudança no perfil dos motivos de rejeição dos materiais.
Antes, grande parte dos rejeitos do processo de separação era por falta de comércio, mas nos últimos meses houve um aumento de situações relacionadas à presença de frações não recicláveis como orgânicos, rejeitos e volumosos como colchões, por exemplo.
Em média são feitas entre 21 e 23 viagens por mês, do caminhão da coleta do lixo reciclável.
Em novembro, das 20 viagens contabilizadas pela associação, 11 tinham presença de materiais orgânico e apenas 9 estavam limpas e adequadas para a triagem. Menos da metade!
Estes dados podem indicar uma redução na conscientização coletiva quanto à segregação dos resíduos, já que os associados informaram que os resíduos orgânicos foram encontrados, muitas vezes, dentro do mesmo saco que os recicláveis.
Por isso, separe seu lixo!
Se cada um fizer a sua parte, o meio ambiente agradece e os recicladores vão ter melhores lucros e mais condições de trabalho. Pense neles! Pense na cidade!
A Sanetran faz a coleta do lixo reciclável - fone (43) 3255-4742.
Dúvidas ou não passou, acione a SEMMA pelo fone e WhatsApp (43) 3156-0333.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.