Prefeitura Municipal de Rolândia
Este ano de 2013 o Dia Nacional de Combate ao Fumo traz como tema: “Uso de Narguilé e a Iniciação ao Fumo”. Segundo a Organização Mundial da Saúde (2005), uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que correspondeà exposição a todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros.
Após 45 minutos de sessão, o narguilé aumenta os batimentos cardíacos e a concentração de monóxido de carbono expirado.Ocorre também maior exposição a metais pesados, altamente tóxicos e de difícil eliminação, como o cádmio.Em longo prazo, seu consumo pode causar câncer de pulmão, boca e bexiga, aterosclerose e doença coronariana. Mas os riscos do uso do narguilé não estão somente relacionados ao tabaco, mas também a doenças infectocontagiosas: compartilhar o bocal entre os usuários pode resultar na transmissão de doenças comoherpes, hepatite C e tuberculose.
Dados da Pesquisa Especial sobre Tabagismo (PETab) - realizada em 2008 pelo IBGE em parceria com o INCA, - apontaram que o cachimbo de origem oriental tinha, na época, quase300 mil consumidores no país. Vale destacar que o narguilé tem uma característica peculiar: um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente. Isso reforça o aspecto da socialização, algo muito atraente especialmente para os jovens.
Rolândia disponibiliza de grupos de tabagismo para população que deseja parar de fumar, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde de sua referencia e obter maiores informações.
Fonte:
Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia – Coordenação do Tabagismo
Última modificação em 29/08/2013
Acesso à Informação