Prefeitura Municipal de Rolândia
A pedido da administração municipal, mais especificamente da secretaria de Agricultura e Meio-Ambiente, o Itedes apresentou a diversas autoridades reunidas na sede daquela secretaria o plano de arborização do município, que prevê dentre outras ações, a erradicação de diversas espécies encontradas num levantamento realizado na área central do município.
Dentre as 1.400 árvores catalogadas pelos biólogos, dentre eles Eduardo Panachão, foram encontradas espécies como a jaqueira (que pode num futuro próximo ferir alguém com seus frutos) até a falsa murta, responsável por doença nos laranjais e que por decreto estadual deve ser erradicada no Estado.
Os engenheiros do Itedes, Fernando Fernandes, Marcia Cesari Pereira da Silva, Audinil Maringonda Junior e Vinicius Oguido, explanaram aos presentes o Plano, que trás orientações com relação ao plantio de mudas de pequeno porte (até 5 metros de altura) como: Resedá, Manacá de Jardim, Flamboyanzinho (Flamboyant de Jardim), Eucalipto cheiroso e Cerejeira do Japão; das espécies de médio porte (de 5 a 7 metros de altura), dentre elas: Hibiscus, Pitanga, Saboneteira e Ipê amarelo; e das de grande porte (acima de 7 metros de altura), dentre elas: Manacá da serra, Oiti, Quaresmeira, Pata de vaca e Canafistola. Os engenheiros elaboraram planilhas que pontuam as espécies catalogadas, e que determina erradicação ou pequenas intervenções que possibilitem a sobrevida das árvores. O trabalho continuará nas demais região do município, porém por amostragem. Ele prevê ainda orientações ao empreendedores, bem como aos munícipes que vão construir.
A reunião contou com a presença do vice-prefeito José Danilson, do secretário de Agricultura e mio-ambiente Marcio Kolarovic, dos vereadores Alex Santana, João Ardigo e Waldemar Moraes, de representantes da sociedade civil e da Copel.
Última modificação em 06/09/2013
Acesso à Informação