Prefeitura Municipal de Rolândia
Com a decoração em bexigas rosas, a Secretária alertar as mulheres a fazerem os exames. E os homens por sua vez devem ser adeptos à Campanha, demonstrando conscientização e preocupação com as mulheres que estão à sua volta.
FATORES: Os fatores de risco aumentam a chance de desenvolver a doença, como a idade, primeira menstruação precocemente, menopausa tardia, nuliparidade (não ter filhos), primeiro filho em idade avançada, não amamentação e uso de hormônios são fatores associados ao risco.
Também: o consumo excessivo de álcool, obesidade na pós-menopausa e sedentarismo.
DIAGNÓSTICO: Geralmente o diagnóstico é feito pela própria mulher quando encontra um nódulo. Porém outros sinais podem aparecer ou na ausência deles, apenas com o toque não é possível detectar a doença pois a patologia tem fases em que as lesões são do tipo não-palpáveis.
Por isso, a importância da realização de exames de imagem na faixa etária de maior risco (50 a 69 anos).
Em Rolândia nas Unidades de Saúde são disponibilizadas vagas para mamografia. Este exame é realizado em clinicas conveniadas com o SUS e toda a mulher acima de 40 anos pode fazer o exame.
Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem até 95% de chance de cura.
Exames, mudança de hábitos e estilo de vida saudável são formas de prevenção.
ATENÇÃO MULHERES: Somente em 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil, porém o Ministério da Saúde tem investido na prevenção. Em Rolândia, no ano de 2009 o município registrou 7 óbitos por câncer de mama, já em 2011 o número diminuiu para 3.
O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres.
Última modificação em 09/10/2013
Acesso à Informação