Prefeitura Municipal de Rolândia
Do evento participaram 150 municípios, entre eles Rolândia, sendo destaque em cumprir com a legislação nos seguintes termos: plano de cargos e salários; nomenclatura correta - Professor da Educação Infantil e todos com formação a nível superior; pagamento do Piso Nacional; calendário escolar com férias e recessos escolares; esse ano com hora atividade de 20%.
A função de Diretor e Pedagogo é relativa a um profissional da Educação Infantil que exerce essas funções; porém, a maioria dos municípios, inclusive Curitiba, está construindo agora seu Plano de Cargos e Salários para poder mudar a nomenclatura que hoje ainda é “atendente”.
Rosane Benazi destaca os novos desafios da Educação, após a sanção presidencial, no dia 25 de junho, da Lei 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE). Estados e municípios terão um ano para construir seus Planos Municipais (PME).
A secretária de Rolândia explica que serão 20 metas a serem cumpridas. Um dos desafios é a de número 17: valorizar os profissionais do magistério, das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final de sexto ano de vigência deste PNE.
“Com isso, sabemos que teremos de dar aumentos gradativos a toda carreira do magistério e não por modalidade, garantido em orçamento, mesmo com a incerteza de quando e como será repassado aos municípios o investimento do Governo Federal”, afirma Rosane.
Última modificação em 03/07/2014
Acesso à Informação