Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


PROFISSIONAIS RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA TESTE DE ACUIDADE VISUAL EM ESCOLAS


A parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde tem auxiliado a prevenção de várias doenças. Ss secretarias se uniram para capacitar profissionais da Secretaria de Saúde para que possam colaborar de maneira mais efetiva com as escolas municipais e CMEI’s de Rolândia.

Os profissionais da Secretaria de Saúde receberam o treinamento dos profissionais que atuam no Centro de Atendimento Especializado. Os participantes obtiveram também orientações de sinais que devem ser observados e encaminhados para consulta com médico oftalmologista. A capacitação contou com um momento prático no qual o teste de Snellen foi aplicado em alguns estudantes da Escola Municipal Arthur da Costa e Silva.

Os testes de Snellen têm como objetivo avaliar a acuidade visual de uma pessoa e, para isso, utiliza a Tabela de Snellen, que recebeu esse nome em homenagem o oftalmologista holandês Herman Snellen, que a desenvolveu em 1862, e pode ser realizado por diferentes profissionais, desde que estes estejam devidamente capacitados.

Dora Consani, pedagoga responsável pelo Centro de Atendimento Especializado na Área de Deficiência Visual (CAEDV), diz que o teste sinaliza a acuidade visual. Se necessário, é feito então encaminhamento para médico oftalmologista, que verificará a necessidade ou não do uso de óculos. Dora salienta que existem ações concretas já previstas, onde a parceria será fundamental para a obtenção dos resultados que as secretarias envolvidas se propuseram a alcançar. O CAEDV funciona na Escola Municipal Dr. Vitório Franklin e atende alunos da rede municipal de ensino e a comunidade.

A capacitação que faz parte das ações desenvolvidas pelas secretarias de Saúde e Educação de Rolândia pretende fortalecer cada vez mais o vínculo entre seus profissionais, com o intuito de que essas ações reflitam diretamente de forma positiva sobre as condições de saúde dos alunos e seu rendimento escolar.

A coordenadora de Saúde Bucal Karla Giovana Bavaresco Ulinski, integrante do GTI Municipal, ressalta a importância desta capacitação para os agentes comunitários de saúde, que, além de adquirir novos conhecimentos, ampliarão ainda mais sua atuação dentro da Atenção Primária à Saúde. Karla acredita que já no mês de setembro os agentes possam iniciar a programação para realizar, juntamente com a equipe da Secretaria da Educação, os testes na Escola Lauro Portugal Tavares, uma das escolas contempladas com as ações do PSE.

 

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Por: PMR

Última modificação em 01/09/2014