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Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


SAÚDE EM ROLÂNDIA TEM APROVAÇÃO DE 84,5% DOS USUÁRIOS


Seis por cento dos usuários responderam “ótimo”, 59,7% “bom”, 18,8% “regular”, 8,1% “ruim”, 5% “péssimo” e 2,3% não souberam responder à pergunta No geral, você considera o atendimento da Unidade Básica de Saúde como... O índice de 84,5% de aprovação vem da soma dos itens “ótimo” e “bom” e de metade do item “regular”, explica o diretor da Visão Pesquisas, Luiz Gustavo Zavierucha.

“Baseado na análise individual de 700 mil entrevistas que fizemos para mais de mil pesquisas nos últimos 14 anos, chegamos à conclusão de que, de acordo com o sentimento de quem está respondendo, metade dos que optam pelo regular migra para o lado positivo e a outra metade, para o lado negativo”, afirma Zavierucha.

A ampla aprovação ao sistema de saúde praticado em Rolândia também pode ser detectada em outra questão apresentada pelos pesquisadores. A pergunta Sempre que você vai à Unidade Básica de Saúde seu problema é resolvido? obteve dos usuários 74,8% de “sim” e 25,2% de “não”.

A pesquisa apresentou ainda outras 21 questões, que avaliaram desde a qualidade de atendimento na recepção até o conforto das UBS, passando pela satisfação com o atendimento médico, a disponibilidade de remédios, a rapidez no agendamento de consultas e na realização de exames, além do horário de funcionamento das unidades e a expectativa dos moradores em relação à melhoria do serviço na atual administração.

“O resultado da pesquisa me deixou extremamente feliz, por constatar que os usuários aprovam o atendimento na área de saúde, ao contrário do que algumas pessoas apregoam por aí”, afirma Lehmann. “É um levantamento muito importante também porque podemos analisar os pontos fracos e determinar medidas para que eles sejam corrigidos ou, no mínimo, amenizados”, ele acrescenta.

Avaliação

Os dados foram apresentados a representantes dos diversos profissionais que trabalham nas UBS – enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, zeladores, agentes comunitários – na tarde de terça-feira 16 de setembro pelo prefeito Johnny Lehmann e pela secretária municipal de Saúde, Giseli Freitas, durante reunião no gabinete.

“Quero parabenizá-los pelo trabalho que fez com que esse resultado fosse tão bom, mas não podemos esquecer que poderia estar muito melhor”, disse a eles o prefeito. “A receita ideal é aquela de sempre: o segredo do sucesso está no trabalho em equipe”, afirmou a secretária Giseli de Freitas, que vai se reunir com as equipes de cada UBS para discutir medidas para sanar as deficiências apontadas pelos usuários.

Na reunião de terça-feira com os servidores da Saúde, o prefeito ressaltou que a pesquisa foi efetuada diretamente com os usuários que haviam acabado de sair do atendimento – o que, segundo ele, atribui uma força ainda maior aos números levantados.

Já a secretária da Saúde destacou que a pesquisa foi realizada antes do “credenciamento”, medida que garantiu a presença de médicos durante todo o horário de funcionamento das UBS e do Pronto Atendimento. 

 
Secretária municipal de Saúde Giseli Freitas
Prefeito Johnny Lehmannn
Prefeito Johnny Lehmannn com os servidores da Saúde

 

 

 


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  • Por: PMR

Última modificação em 17/09/2014