Prefeitura Municipal de Rolândia
O curso faz parte de uma pesquisa financiada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (Fogarty Internacional Center) com parceria entre a Universidade do Alabama, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC Curitiba), Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Instituto Nacional do Câncer (INCA), Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e a Associação Paranaense contra o Fumo.
Em Rolândia, o objetivo é disponibilizar o treinamento para 26 agentes das Unidades Básicas de Saúde do Centro e do Jardim Parigot de Souza para o controle de tabaco. Na quinta-feira 25, quatro delas foram selecionadas para agir no rastreamento e processo de dependência da mulher.
As agentes estarão capacitadas a pesquisar, na comunidade, mulheres que admitem o hábito de fumar e queiram participar do programa de cessão de tabagismo em Rolândia, por meio do trabalho já existente desde 2006 e capitaneado desde 2008 pelo coordenador de Tabagismo do Município, Érico Alencar da Silva Ignácio.
“O programa teve indicação das Regionais de Saúde, para participar da pesquisa como Município de Intervenção, sendo aquele que deverá manter as agentes com treinamento diferenciado para abordagem e monitoramento durante todo o processo de cessão ao tabaco, com duração de 6 meses”,afirma Érico Ignácio.
O projeto é desenvolvido em 11 países. No Brasil, que é o segundo maior produtor mundial de tabaco, 17,2% da população utilizam algum produto derivado do tabaco – 7,7% dos recursos do SUS são direcionados para tratamentos do tabagismo. A vasta concentração de fumicultura na região sul do País fez com que o Paraná fosse o estado escolhido pela pesquisa, que será desenvolvidas em oito cidades: Cambé, Rolândia, Curitiba, Irati, Maringá, Londrina, Araucária e Apucarana.
A Rede Paranaense de Controle de Tabaco integra pesquisa que auxilia no resultado de um problema já existente. Rolândia foi o município escolhido para fazer a intervenção com treinamento e capacitação das agentes. Cabe a ele verificar quais são as necessidades, quais são os recursos, e decidir o que fazer durante dois anos; após isso, poderão ser analisados os resultados, sendo eles diferentes ou iguais a outra cidade selecionada para fazer somente o controle.
O curso foi ministrado pela professora Isabel Scarinci, do Departamento de Medicina da Universidade do Alabama, junto com Nádia Kienen, Raquel Hamada, da UEL.
O programa de tabagismo em Rolândia realiza o atendimento à população na UBS Central, localizada na Rua Alzira Tiburski, 102, na terça-feira às 14 horas; na UBS da Vila Oliveira, Rua Saguaragi, na segunda-feira às 9 horas; e no CAPS AD, Avenida Castro Alves 1821, na segunda-feira às 14 horas, com funcionários capacitados pelo INCA.
Última modificação em 25/09/2014
Acesso à Informação