Prefeitura Municipal de Rolândia
Durante todo o ano, alunos do 4º ano das 12 escolas municipais ouviram a palestra do doutor Léo Pires sobre obra e vida de Monteiro Lobato, se dedicaram à leitura das obras do autor e desenvolveram uma redação sobre o que aprenderam. No fechamento do projeto, cada professora também deveria encaminhar um relatório presencial, com impressões e pontos positivos.
A expectativa era grande para os 190 alunos presentes ao evento, que culminou na premiação das três melhores redações. Foram premiadas as alunas do 4º ano Kelly Conceição Pacheco, da Escola Municipal Geralda Chaves; Laysla Barbosa dos Santos, da Escola Professor Sebastião Feltrin; e Giovana Felício, da Arthur Costa e Silva. E, também, como melhor relatório e trabalho desenvolvido, a professora Cristina Kolarovic Campos, da “Geralda Chaves”.
Cristina Kolarovic Campos conta a experiência de ter desenvolvido o “Livro Comestível” em sala de aula, feito de leite em pó, leite condensado e anilina. “Chegamos a fazer um livro como experiência, e assim construindo todos os capítulos um a um. Foi um momento mágico que eles esperavam para fazer parte das aventuras ouvindo com toda atenção. E ao final todos comeram o seu livro”, ela diz.
O doutor Léo Pires destaca a importância deste projeto. “Todos precisamos criar uma consciência de que é muito importante ler, devemos lutar para que todas as crianças tenham esse direito. A salvação deste país é uma palavra com seis letras: escola.”
A Cooperativa Integrada, representada pelo diretor executivo Sergio Munhoz e o coordenador regional Matias Knor, distribuiu bolas de vôlei como rindes para cada aluno no evento. “Na parceria com a Secretaria de Educação, as escolas puderam executar a leitura com os alunos, e ainda nos mostrar um retorno presenciado no projeto”, afirma Sergio Munhoz.
Abaixo, o relatório da professora Cristina Kolarovic Campos:
Livro: “Reforma da Natureza” - Monteiro Lobato
Quando o projeto me foi encaminhado pela coordenação da escola, achei-o um pouco além da capacidade dos meus alunos, por achá-los imaturos. O conteúdo do projeto traz informações muito importantes da nossa civilização, ao tratar de eventos mundiais sob a ótica infantil, no sentido de formar uma conscientização político–social sobre o mundo. No entanto, na introdução ao mundo no Sítio do Pica Pau Amarelo, fiquei preocupada pela maneira como íamos começar a nossa viagem na Reforma da Natureza. Não tinha certeza que, ao falar sobre a 2ª Guerra Mundial e os líderes mundiais, despertaria interesse nos alunos, pois esses vivem num mundo tão diferente do que os alunos estão acostumados. Mas tudo se seguiu tranqüilo, pois consegui trabalhar a partir de relatos pessoais de minha família, que eram imigrantes, fugitivos da guerra. Assim, consegui que meus alunos se interessassem por pessoas imigrantes próximos a eles, fazendo uma pesquisa sobre elas, além de trabalhar pontuação, entonação e oralidade na seqüência de cada capítulo. Despertei nos alunos a vontade de ler os capítulos com entonação e oralidade mais claras, para poderem ser compreendidos por seus colegas.
Com satisfação, trabalhei as aventuras de Emília, questionando meus alunos a cada nova invenção dela. A princípio, eles concordavam e davam sugestões ainda mais malucas para as reformas feitas pela Emília e a Rã, mas por fim concordavam que não eram viáveis tais reformas.
Sei que o capítulo sobre o Livro Comestível ficará marcado entre eles, pois chegamos a fazer um livro como experiência, e assim construindo todos os capítulos um a um. Foi um momento mágico que eles esperavam para fazer parte das aventuras ouvindo com toda atenção. E ao final todos comeram o seu livro.
O projeto da Cooperativa Integrada deve ser compreendido como mais um instrumento a serviço da escola, levando cultura e fazendo com que o aluno viaje num mundo de fantasias, principalmente considerando que estudamos um autor brasileiro, Monteiro Lobato, tão importante para a sociedade literária.
| Doutor Léo Pires recebe homenagem da secretária de Educação, Rosane Benazzi |
| Todos os alunos presentes ao Nanuk receberam bolas de vôlei de brinde |
| Alunos e professora premiada junto com representantes da Educação e da Integrada |
Última modificação em 09/10/2014
Acesso à Informação