Prefeitura Municipal de Rolândia
Em 1988, com a realização da primeira Oktoberfest de Rolândia, organizada pelo pastor Ravache, surgiu também a ideia de um grupo de danças folclóricas, com jovens de descendência alemã. Até que, em 1991, o grupo foi registrado oficialmente "Grupo Folclórico Alemão Rotkappen". Três anos depois, o grupo já contava com categorias infantil e adulto.
Hoje com 45 membros, o Rotkappen é presidido por Roland Kronenberg e coordenado por Angela Eloisa Gair. Integra a Associação Cultural Gramado, do Rio Grande do Sul, com encontros anuais para repasse de danças. Seus trajes são característicos das regiões de Hennedorf, Pongau, Egerland, Lindau e Miesbach.
Já o Grupo Folclórico Alemão Weisser Schwan iniciou através do projeto “Resgate Cultural”, do Club Concórdia, em 1992. Dedica-se à categoria juvenil, com 18 integrantes, coordenados por Luíza Florentina Bartz. Desde então, o grupo participa de todas as Oktoberfest do município.
O “Weisser Schwan” busca sempre atrações diferenciadas, como novos passos. Viajar por todo o Brasil, principalmente pelo Sul, com o objetivo de preservar as tradições e agradecer aos imigrantes alemães e colonizadores. O grupo atua há 22 anos nas duas categorias adulto e infantil.
CORAIS
Os corais pela primeira vez vão se apresentar na festa germânica de Rolândia, a partir das 14h30 de domingo. Um deles, o Coro Celebrare, da Comunidade Luterana, existe desde os anos 50. Sua atual formação, desde março de 2008, tem a regência de Eliane Landal. É composto por 26 integrantes, com o pianista Adalto Flügel.
E o Coro Roland Singt, também com regência de Eliane Landal, é composto por 23 integrantes que se reúnem desde 2007 semanalmente para ensaio. A maioria de alemães ou descendentes de alemães, com o interesse de fomentar, através da música, a cultura alemã.
Serviço – A Oktoberfest 2014, em Rolândia, acontece de 16 a 19 de outubro, na Vila Germânica, com ingressos a R$ 4 e R$ 2 (meia). Confira a programação completa no site rolandia.pr.gov.br e na página da festa no Facebook.
Na foto estão, misturados, o Rotkappen e o Weiser Schwan.
Última modificação em 14/10/2014
Acesso à Informação