Prefeitura Municipal de Rolândia
A solenidade de premiação aconteceu na noite de segunda-feira 1° de dezembro, no plenário da Assembleia Legislativa, em Curitiba.
Criado pelo norte-americano Salman Khan, o método utiliza vídeos – traduzidos para o português pela Fundação Lemann – e computadores para tornar mais atraente o ensino de diversas disciplinas escolares. Pela plataforma digital, o professor monitora o desempenho de cada aluno. Em Rolândia, as escolas municipais dirigiram o projeto ao ensino de matemática para as turmas de 4° e 5° ano. A iniciativa partiu do prefeito Johnny Lehmann, que recebeu a distinção na Assembleia. Rolândia foi a primeira cidade do Paraná a adotar o sistema.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Khan está implantado, hoje, em dez escolas, envolvendo 52 turmas, em um total de 1.432 alunos. “Este prêmio nos dá mais força para persistirmos com o projeto”, afirma a pedagoga Gisele Negrão, que acompanha a implantação do sistema desde o início. “O caminho parece ser mesmo a inovação com o uso de computadores em sala de aula. Os alunos demonstram mais prazer em aprender matemática, sempre tida como uma disciplina complicada.”
Para os professores, ressalta a pedagoga, o Khan é uma ferramenta a mais. “Você consegue trabalhar com vários níveis de aprendizagem, porque o método mostra a evolução dos alunos em tempo real”, diz Gisele, acrescentando que as aulas do Khan melhoraram o desempenho dos estudantes em matemática e, ao mesmo tempo, diminuíram muito os problemas de disciplina em sala de aula.
SEGUNDA VEZ - Esta foi a segunda edição do Prêmio Gestor Público Paraná. Participaram 61 prefeituras, com 133 projetos. Rolândia foi selecionada entre os 30 municípios premiados. Os projetos selecionados passam a compor um banco de dados que pode ser utilizado pelas administrações públicas para replicá-los em suas cidades.
Johnny Lehmann conta que, durante a solenidade de premiação, em Curitiba, foi procurado por gestores de dois municípios – entre eles Guarapuava – interessados em saber mais detalhes do projeto que, neste ano, foi encampado por algumas escolas de Londrina. “O Khan é um projeto espetacular”, avalia o prefeito. “O prêmio mostra que estamos no caminho certo em dar prioridade à educação.”
Na primeira edição do prêmio Gestor Público Paraná, em 2013, Rolândia também foi contemplada, por conta do “Bazar do Comportamento”, instituído dentro do projeto CRIAR, que atende dezenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
| Assembleia Legislativa |
| Johnny Lehmann recebe Certificado de Reconhecimento no plenário da Assembleia Legislativa. |
Crédito das fotos: SINDAFEP
Última modificação em 04/12/2014
Acesso à Informação