Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


UNIDADE DE COLETA ATENDE MÃES LACTANTES


A nutricionista Edna Midori Fujimoto Yokosawa, responsável por desenvolver as ações de apoio à amamentação e atividades assistenciais e educativas de formação para o bem estar mãe/filho, diz que é grande a procura de mulheres puérperas – ou seja, que deram à luz recentemente – por leite materno.

Desde 2012, afirma Edna, a unidade contabiliza 676 acessos de mulheres. Só em 2014 foram arrecadados 47,5 litros de leite e houve 338 acessos a orientação. Para ser doadora, a mãe tem que estar saudável e não utilizar nenhum tipo de medicamento.

Algumas mães ressaltam o bom atendimento da unidade e a importância de procurar orientação, como Gleise Renata de Oliveira Melo. “Assim que saí da maternidade, em novembro, meu bebê não estava ganhando peso. Procurei o programa do município e descobri uma grande ajuda na hora de amamentar. Hoje continuo vindo até a unidade para retirar leite com a ajuda da maquininha e pretendo doar a quem necessita”, diz Gleise.

Verônica Priscila Peixoto Barbosa, mãe de João Miguel, de três meses, faz doação de leite desde que seu filho completou nove dias. “Com o excesso de leite, tenho a necessidade de retirar para não empedrar as mamas”, conta Verônica. “Fazer a doação foi a melhor opção. Faço o processo em casa, congelo o leite e eles recolhem no prazo de 10 dias.”

A nutricionista Edna Yokosawa fala sobre a importância da doação. “O excesso de produção de leite pode ocorrer em cerca de 10% das mães que estão amamentando e pode causar diversos problemas à saúde materna”, explica. “A doação desse excedente pode auxiliar tanto as lactantes como os recém nascidos internados, e também diminuir a introdução precoce de fórmulas artificiais.”


INCENTIVO E APOIO

A equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica que dá as primeiras orientações sobre a amamentação, tira as duvidas das lactantes e identifica as dificuldades após secreção mamária. O incentivo e apoio à amamentação são feitos pelos Agentes Comunitários de Saúde nas residências, com apoio à mãe nos primeiros seis meses para manter o aleitamento exclusivo.  

Em 2014, foram visitadas 105 mães puérperas. A Unidade Básica de Saúde e o Centro de Especialidades disponibilizam o recolhimento domiciliar para a armazenagem com prazo máximo de 10 dias úteis.  Na sequência, é feita a entrega para o Banco de Leite Humano de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde.  

A ampliação de parcerias entre Posto de Coleta do Leite Humano teve grande destaque este ano, com o início das visitas na maternidade do Hospital São Rafael no mês de maio. A Atenção Primária à Saúde (UBS) do Jardim Nobre permitiu a capacitação de seus colaboradores em aleitamento materno, com a realização de dois encontros e divulgação do posto de coleta.

A UBS Central recebeu capacitação para todas as Agentes Comunitárias de Saúde relacionada ao tema “Aleitamento Materno e suas vantagens” e também palestras semanais sobre os cuidados com o recém nascido e aleitamento materno com o médico pediatra Sergio Rossi. O próximo passo é a  capacitação dos auxiliares de enfermagem no aleitamento materno.

O Posto de Coleta do Leite Humano está localizado na rua Alzira Tibursk, 102, Centro, com atendimento das 8 às 13 horas, de segunda a sexta-feira, e com horário para entrega de doação das 13 às 18 horas. Mais informações pelo telefone (43) 3906.1142.

 

 
 
 
 

 

 


  • Compartilhe:
  • Por: PMR

Última modificação em 29/12/2014