Prefeitura Municipal de Rolândia
“É o futuro da jardinagem”, define Edward Sasaki, representante HS Floresta e Jardim, revendedora do equipamento no Brasil. Segundo ele, um roçador manual opera, em média, 350 metros quadrados de área por hora, enquanto o Giro Zero, no mesmo período, pode roçar de 16 a 23 mil m2, principalmente se forem áreas abertas, como campos de futebol e de golfe. “A produtividade é muito maior”, afirma Sasaki. “O equipamento tem vida útil de 10 mil horas de trabalho.”
O gerente regional da Sanetran, Rodrigo Cruvinel, diz que Rolândia – um dos municípios em que a empresa atua – foi escolhida para abrigar o projeto piloto da Sanetran com o Giro Zero. “Se der certo, vamos adquirir outras unidades para operar em outros municípios”, afirma. “Com a dificuldade que temos enfrentado em contratar mão de obra para os roçadores manuais, o Giro Zero é, de fato, o futuro da jardinagem”, ele concorda.
A Sanetran é contratada pela prefeitura de Rolândia para roçar, mensalmente, perto de 200 mil metros quadrados de áreas em postos de saúde, escolas, Centros Municipais de Educação Infantis e praças públicas, além das entradas da cidade. Outra vantagem do Giro Zero, segundo o revendedor, é que, ao invés de “pelar” a grama, corta em uma altura adequada para que sejam mantidos os nutrientes responsáveis pelo bom estado do gramado. “Com o tempo, o corte na altura adequada deixa a grama mais saudável”, diz Edward Sasaki.
A atuação do novo equipamento foi checada in loco pelo prefeito Johnny Lehmann na sexta-feira 16 de janeiro, quando o Giro Zero estava sendo operado nos gramados em frente ao Terminal Rodoviário, às margens da BR-369.
Última modificação em 28/01/2015
Acesso à Informação