Prefeitura Municipal de Rolândia
Na ocasião, primeiramente foi feita uma explanação sobre as atividades realizadas pela secretaria, com relação ao recolhimento e destinação dos resíduos domiciliares e da construção civil. Incluindo também a limpeza pública, que é executada dentro do sistema PPP (Parceira Pública Privada).
A empresa Sanetran realiza, através desse sistema, a gestão ambiental em Rolândia, ou seja, faz coleta convencional e seletiva dos resíduos domiciliares, poda de árvores (transporte, tritura e compostagem), varrição manual e mecanizada, roçagem e capina das áreas públicas, coleta de pequenos animais mortos e a operação do aterro sanitário, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
Todas essas atividades foram apresentadas e explicadas pelo gerente regional da Sanetran no Norte do Paraná, Rodrigo Cruvinel.
Em seguida, o professor Fernando Fernandes discorreu sobre o PRAD. Lembrou que é importante realizar os levantamentos e os estudos preliminares da área da antiga pedreira, para na sequência elaborar os projetos, de forma a diminuir os impactos ambientais no local. O Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (Itedes) da UEL, do qual o professor Fernandes é integrante, espera realizar todos os trabalhos dentro de quatro meses.
Se aprovado pelo IAP, o projeto receberá a licença ambiental. Outra boa notícia é que poderá ser constituída uma associação de recicladores, com objetivo de transformar os resíduos da construção civil (tijolos, concreto, reboque, cerâmica e outros resíduos) em material aproveitável, que poderá ser utilizado, por exemplo, na readequação das estradas rurais.
O professor mostrou imagens da antiga pedreira, que anteriormente era utilizada como lixão. Somente a partir de 2004 começou a receber resíduos da construção civil. Segundo Fernando Fernandes, o trabalho visa recuperar essa área degradada, mas com condições de continuar sendo utilizada de forma sustentável.
Após explicar minuciosamente o PRAD, o público, composto por mais de 100 pessoas, participou com perguntas, que foram respondidas com precisão pelo professor.
Para a secretária do Meio Ambiente, Angélica Rosenthal, a palestra foi um sucesso, pois recebeu um grande público e, de forma técnica, as atividades realizadas pela secretaria foram explicadas, bem como sobre o Programa de Recuperação de Área Degradada (PRAD).
“Essa palestra foi uma maneira de mostrar à população como a nossa secretaria trabalha e os benefícios que são realizados em prol dos rolandenses, inclusive na área da antiga pedreira e a sua recuperação”, disse a secretária. “Vamos trabalhar para conscientizar ainda mais os moradores sobre a coleta seletiva, e também os proprietários de caçambas sobre o descarte apropriado dos resíduos da construção civil”, acrescentou.
Além do prefeito Johnny Lehmann, estiveram presentes ao evento, secretários municipais, vereadores, servidores públicos, diretores e professores da rede municipal de ensino, ambientalistas, líderes comunitários e moradores em geral.
| . |
| Secretária do Meio Ambiente, Angélica Rosenthal |
| Professor-doutor Fernando Fernandes, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
| Público |
| Professor Fernando Fernandes, prefeito Johnny Lehmann, secretária do Meio Ambiente Angélica Rosenthal e o gerente regional da Sanetran no Norte do Paraná Rodrigo Cruvinel |
Última modificação em 02/03/2015
Acesso à Informação