Prefeitura Municipal de Rolândia
Confeccionadas em tecido pelos próprios funcionários da biblioteca, as sacolas contêm material de leitura – livros infantis, revistas, gibis, jornal – e são entregues a cada sala de aula. Os alunos a levam para casa para exercitar, em toda a família, o hábito da leitura. A sacola passa de mão em mão, para que chegue à casa de todos os alunos de uma determinada sala.
O projeto existe desde 2012. Junto com a sacola, que a cada ano é decorada com um tema específico, são enviadas sugestões de uso, explica a diretora da Biblioteca Municipal, Neide Cavalaro. “Entretanto, cabe ao professor ser o motivador da leitura”, afirma Neide.
“Percebemos que, apesar das inúmeras estratégias utilizadas pelas escolas, os alunos estão cada vez mais distantes do ato de ler”, ela justifica. “Mesmo com a utilização de recursos variados, a leitura para o aluno não está sendo suficiente, e ainda existe a concorrência desleal dos computadores, videogames e da TV frente ao custo dos livros, assinaturas de jornais e revistas.”
O projeto, ressalta Neide Cavalaro, conta com parceria com um jornal da cidade, que disponibiliza 220 exemplares, toda semana. “Com isso, atendemos cerca de 13.500 pessoas anualmente. São cerca de 4.500 famílias que têm em suas casas material de leitura de qualidade e, ao mesmo tempo, atualizado”, diz a diretora da biblioteca.
| A diretora da biblioteca, Neide Cavalaro, com a coordenadora Jerusa Francisco, a professora Silvia Padovan Rosa e alunos da Escola Maria do Carmo Campos |
| A professora da Escola Sebastião Feltrin, Loreane Stefanon, com alunos |
Última modificação em 11/03/2015
Acesso à Informação