Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


MUSEU EXPÕE TRABALHOS ARTÍSTICOS DE PACIENTES DO CAPS


A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Johnny Lehmann e dos secretários municipais Margarida Hellbrugge (Cultura) e Ernesto Nogueira (Desenvolvimento Econômico e Social), além de funcionários e pacientes dos centros.

A exposição “Releitura Romero Britto”, que ocupa o Espaço Arte Elifas Andreato, do Museu, mostra nove pinturas produzidas por pacientes do CAPS II a partir de obras do artista pernambucano, mundialmente reconhecido pelas cores fortes e alegria que imprime em seus quadros. Munidos de pincéis escolares, os artistas do CAPS utilizaram diferentes tipos de tintas sobre papelão Paraná. Cada trabalho é acompanhado de um depoimento do paciente que o produziu. Os depoimentos trazem, em comum, termos como alegria, confiança, satisfação e, sobretudo, o resgate da capacidade de fazer algo.

Os trabalhos são resultado de uma oficina de expressa artística da qual participaram os pacientes Cleverson H. Fonseca, Cristiane D. Souza, Graziele de Jesus, Iraci E. Yokosawa, Leonardo R. Camargo, Marcos C. Freitas, Rosângela Otávio, Valdomira Salvador e Wellington Matias, supervisionados pela educadora social Angélica Chiaratti. “Além de ser um trabalho terapêutico, é muito importante para a reintegração social deles”, avalia a psicóloga Patrícia Silvia de Souza.


Telhas e artesanato

Além da releitura das obras de Romero Britto, há também a 1ª Exposição de Arte Sustentável, que reúne pinturas em telhas feitas por crianças e adolescentes do CAPS Infantil e também diversas obras de artesanato produzidas por pacientes do CAPS-AD.

Na solenidade de abertura das exposições, o prefeito Johnny Lehmann parabenizou pacientes e funcionários do CAPS e se colocou à disposição para ajudá-los no que for possível. “Sinto muito orgulho em ver trabalhos tão bem feitos, com extremo capricho”, disse ele. “E saibam que podem contar comigo para o que precisarem.”

As exposições prosseguem até o final deste mês de março no Museu Municipal, que fica aberto ao público de segunda a sexta-feira.

 

 

   
  
  
   

 
 


  • Compartilhe:
  • Por: PMR

Última modificação em 11/03/2015